Pompeia registra primeiro caso de sarampo desde 2007 em bebê de nove meses

Saúde do município informou que a criança foi curada e alertou para importância da vacinação.

O Departamento de Higiene e Saúde (DHS) de Pompeia (distante 30 quilômetros de Marília) confirmou, nesta segunda-feira (23), o primeiro caso positivo de sarampo na cidade em 16 anos. A doença foi encontrada em um bebê de nove meses de idade, residente no bairro Flândria.

O setor de Vigilância Epidemiológica recebeu o resultado positivo do Instituto Adolfo Lutz, sendo classificado como autóctone, ou seja, contraído na própria região.

Ainda de acordo com as informações da Saúde, o recém-nascido estava devidamente vacinado com a ‘dose zero’ da Tríplice Viral, que previne o sarampo, a caxumba e a rubéola.

Os primeiros sintomas teriam aparecido no final de setembro. O comunicado informou que a criança foi curada e já passa bem.

Com o resultado positivo, o DHS já iniciou o bloqueio vacinal na escola de referência, no bairro do paciente, e em todo entorno da residência.

“A equipe de saúde visita a escola e percorre o bairro, aplicando a vacina tríplice viral de forma seletiva, ampliando a prevenção para aqueles que estão com a carteira de vacinação incompleta”, informou a enfermeira epidemiológica, Adriana Fernandes Parra.

O DHS também reitera a importância de manter a caderneta de vacina atualizada. O Ministério da Saúde estabelece a meta de 95% da cobertura vacinal da Tríplice Viral.

Fonte: marilianoticia