Tempo: INFORMATIVO METEOROLÓGICO

Confira a previsão do tempo entre os dias 23 de outubro e 8 de novembro de 2023

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira (23), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 23 e 30 de outubro de 2023, os maiores volumes de chuvas são previstos no centro-sul do País, especialmente na Região Sul (tons em vermelho e roseados no mapa da figura 1). 

Já na Região norte do País, há previsão de pancadas de chuvas. Na Região Nordeste e extremo norte do País, há previsão de predomínio de tempo quente e seco no decorrer da semana (tons em branco e azul no mapa da figura 1).

Confira, a seguir, a previsão do tempo detalhada para cada região do País nas próximas duas semanas.

Previsão para a 1ª semana (23/10/2023 a 30/10/2023):

Região Norte:  durante a semana, são previstas chuvas em forma de pancadas, com valores maiores que 60 milímetros (mm) em grande parte do Amazonas, Roraima, Pará e Tocantins e pontualmente em áreas do Acre, devido ao calor e alta umidade. Nas demais áreas da região, haverá predomínio de tempo seco e sem chuvas.

Região Nordeste: a previsão é de tempo seco e sem chuvas, além de baixos valores de umidade relativa, principalmente, em áreas do Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e interior da região. Em áreas do oeste e leste da Bahia a previsão indica chuvas passageiras no início da semana.

Região Centro-Oeste: há previsão de dias quentes com pancadas de chuva no Mato Grosso, sul e leste de Goiás, além do Distrito Federal. Com maiores volumes no centro-sul do Mato Grosso do Sul, devido ao calor e alta umidade, podendo acumular volumes superiores a 50 mm.

Região Sudeste: o avanço de uma frente fria sobre o oceano, aumenta a umidade no continente, que favorecerá acumulados expressivos em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, além do sul e triângulo Mineiro, com valores que podem ultrapassar 60 mm. Já na faixa norte do Espírito Santo e de Minas Gerais, não se descarta a ocorrência de chuvas pontuais.

Região Sul:  a atuação de uma frente fria poderá intensificar as áreas de instabilidade na Região Sul até quarta-feira. Entre quarta e quinta-feira há redução das chuvas, mas o processo de formação de uma nova frente fria deverá intensificar as instabilidades a partir da sexta-feira, provocando volumes significativos de chuva.

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (23/10/2023 a 30/10/2023). Fonte: INMET.

Na segunda semana, entre os dias 31 de outubro e 8 de novembro de 2023, a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva, maiores que 60 milímetros (mm), quando se percebe um alinhamento da convergência de umidade deste a região Norte até áreas da Região Sudeste. Veja a figura 2.

No centro-sul da Bahia, podem ocorrer chuvas localmente expressivas, que serão superiores a 90 milímetros (mm). Por outro lado, em grande parte do extremo norte do País e leste da Região Sul, a previsão é de tempo seco e sem chuvas.

Previsão para a 2ª semana (31/10/2023 a 08/11/2023):

Região Norte: são previstos acumulados maiores que 60 mm no oeste do Amazonas, Roraima, Rondônia e no sul do Pará e Tocantins. Nas demais áreas, previsão de baixos acumulados de chuvas.

Região Nordeste: a previsão é de acumulados de chuvas localmente expressivos em áreas do centro-sul da Bahia. Por outro lado, a previsão de tempo seco e sem chuvas na parte norte da região, além de baixos valores de umidade relativa, principalmente, em áreas do Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: há previsão de pancadas de chuva em grande parte da região, que não devem ultrapassar 80 mm. Já em áreas do sul da Região Sudeste, os volumes de chuva poderão ser menores que 30 mm, especialmente, no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.

Região Sul: há previsão de acumulados de chuva no oeste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, podendo superar os 50 mm. Nas demais áreas, a previsão é de baixos acumulados de chuvas e menores que 30 mm.

Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (31/10/2023 a 8/11/2023). Fonte: GFS.

Confira AQUI a previsão completa para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº42/2023.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.