Atenção: Defesa Civil alerta para fortes chuvas e rajadas de vento, no Estado de São Paulo

As regiões com destaque para chuva intensa serão Araraquara, Bauru, Marília e Presidente Prudente; venta forte em todo litoral paulista

A Defesa Civil do Estado alerta que entre sexta-feira (18) e segunda-feira (21), a passagem de um sistema meteorológico pela costa da região sudeste, e também a chegada de uma frente fria trarão pancadas de chuva, acompanhadas de fortes rajadas de vento, queda de raio e granizo para todo o Estado de São Paulo.

As regiões com mais destaque e atenção serão Presidente Prudente, Araraquara, Marília e Bauru. Nesses locais, teremos pancadas de chuvas intensas, com quedas de raio e possibilidade de queda de granizo.

Por isso, não são descartados transtornos como pontos de alagamento e enxurradas. Sendo assim, é fundamental adotar alguns cuidados, como jamais atravessar áreas alagadas ou com enxurradas. Em caso de queda de raio ou granizo, saia de locais abertos e procure um local coberto e seguro.

Nas regiões da faixa Leste do Estado, como Capital, Região Metropolitana e Litoral Paulista, ocorrerá momentos com pancadas de chuva, mas, principalmente, rajadas de vento que poderão chegar até 80 km/h. Por isso, a orientação é que jamais fique parado embaixo de árvores. Já nas áreas litorâneas, devido a essas fortes rajadas de vento, a agitação marítima ficará mais intensa, logo, durante o período do alerta, não é recomendado que as pessoas permaneçam no mar e nas orlas da praia, mantendo atenção com as edificações, infraestruturas e vias que estejam em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras. Além disso, recomenda-se cuidado com embarcações e evitem adentrar em alto mar.

A prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surf, windsurf e kitesurf também devem ser evitados.