BOMBA! Mariliense campeão olímpico é suspenso após testar positivo em exame antidoping

Thiago Braz testou positivo para ostarina, droga utilizada para o aumento de massa muscular

Segundo informações da agência AP, o mariliense Thiago Braz, de 29 anos, testou positivo para ostarina, droga utilizada para o aumento de massa muscular e foi suspenso provisoriamente nesta sexta-feira (dia 28), pela Athletics Integrity Unit (Unidade de Integridade do Atletismo).

A punição do campeão olímpico do salto com vara em 2016 (edição do Rio de Janeiro) e medalha de bronze em Tóquio-2021 pode ser de até quatro anos. 

“Uma suspensão provisória é quando um atleta ou outra pessoa é temporariamente suspensa de participar de qualquer competição ou atividade no atletismo antes de uma decisão final em uma audiência conduzida de acordo com as regras antidoping do atletismo mundial ou o código de conduta de integridade”, informou a Athletics Integrity Unit por meio de nota.

Ostarina é a mesma substância que custou à equipe masculina britânica de revezamento 4×100 metros uma medalha de prata nos Jogos de Tóquio, depois que Chijindu Ujah testou positivo. A jogadora de vôlei Tandara também foi suspensa por quatro anos pelo uso da mesma substância.

No último dia 16, ele competiu na etapa de Silésia (Polônia) da Diamond League e ficou em 6º lugar

A Athletics Integrity Unit, que é um órgão autônomo e separado da World Athletics (Federação Internacional de Atletismo), não divulgou quando o exame positivo em Thiago foi realizado.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) ainda não foi notificada sobre o caso.

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) também não publicou nada sobre a suspensão provisória do saltador.

O mariliense Thiago Braz é um dos principais nomes do salto com vara no mundo. Além das duas medalhas olímpicas, ele tem uma prata no Mundial de Atletismo Inddor de Belgrado 2022. No último dia 16 de julho, ele competiu na etapa de Silésia (Polônia) da Diamond League e parou no sarrafo de 5.71m, terminando em sexto lugar.

Fonte: jornaldamanhamarilia/ por Jorge Luiz