MG: Ipatinga confirma mais de 3 mil casos de chikungunya em 2023

Em 2023, Minas Gerais registrou mais de 76 mil casos notificados de chikungunya, com 46 mil confirmações. No município de Ipatinga, foram reportados 3.909 casos suspeitos e 3.682 confirmados. A diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Marcela Lencine, destaca a necessidade de ações contínuas de prevenção e controle do mosquito aedes aegypti.

“No ano de 2023 nós observamos um aumento importante de casos em diversas regiões do estado e mediante esse quadro, sempre é importante intensificar que os municípios desenvolvam as ações previstas nos seus planos municipais de contingência”, alerta.

A diretora apresenta que, em todo o estado de Minas, em 2023, foram registradas 28 mortes por chikungunya, 132 por dengue e nenhuma por zica. Já no município de Ipatinga, foram registradas uma morte por chikungunya e uma por dengue. Ela avalia que a população tem papel importante nos cuidados para a prevenção da ocorrência dos casos de dengue.

“Então dentro da nossa casa é importante a gente ter atenção ao acúmulo de lixo, possíveis reservatórios de água, manter tampados reservatórios de água que podem servir como focos do mosquito

Aedes aegypti, cuidado com as plantas que acumulam águas, aos reservatórios de água dos animais, potenciais reservatórios nos nossos eletrodomésticos, manter as calhas e os jardins limpos, enfim, todo o local que possa acumular água”, reforça.

A diretora explica que nos últimos levantamentos de índice de infestação do Aedes aegypti, foi verificado que mais de 97% dos focos do Aedes aegypti estavam dentro das casas.

Fonte: Brasil 61