Boletim Dengue – 19/06/2023

O Departamento de Entomologia e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde informa que, na semana que abrange de 12 a 18 de junho, foram confirmados 49 casos de dengue. Do início do ano até esta segunda-feira (19), foram notificados 5.084 casos suspeitos, sendo 2.680 positivos. Atualmente, Tupã tem 4 óbitos suspeitos de dengue sob investigação, aguardando resultados do Instituto Adolpho Lutz.

Febre alta acima de 38,5ºC, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo são os sintomas mais comuns de dengue. Caso o munícipe apresente febre e mais um destes sintomas, é recomendada a ida à unidade de saúde a qual o morador pertence.

Óbito confirmado

O Instituto Adolpho Lutz confirmou mais um óbito em decorrência da dengue na última terça-feira (13). Trata-se de uma mulher de 45 anos de idade, que residia no Parque Tabajaras, situado na zona sul da cidade. O início dos sintomas da dengue se deu no dia 7 de maio, já o óbito foi registrado no dia 10 de maio.  Além dos sintomas da dengue, a moradora apresentava comorbidades.

Neste ano, Tupã soma 3 óbitos em decorrência da dengue, e também aguarda os resultados de 4 óbitos suspeitos que estão sob investigação pelo Instituto Adolpho Lutz.

População no combate à dengue

A colaboração dos moradores é fundamental para um combate eficiente. Por isso, é importante que os munícipes permitam a entrada dos agentes e da nebulização, se informando e seguindo as instruções oferecidas pelos servidores.

A população também pode contribuir no combate ao mosquito, realizando uma limpeza semanal de 10 minutos em seus imóveis, eliminando água parada, verificando a presença de água em ralos externos; além de, ao longo da semana, higienizar frequentemente os bebedouros dos animais e remover a água dos pratos de plantas. Com a união dos trabalhos dos agentes e dos moradores é possível evitar novos casos e reduzir o progresso da dengue em Tupã.