Em nova atualização sobre a situação da epidemia de dengue que alastra na cidade de Presidente Prudente, a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) confirmou 1.113 novos casos nesta sexta-feira (5), menos de 24 horas do último boletim emitido pelo órgão.
Agora, o município soma 19.342 registros da doença em menos de cinco meses. O órgão informa que outros 6.632 exames suspeitos foram descartados.
Até aqui, são 18 mortes anunciadas oficialmente, contudo, a projeção é de outros quatro óbitos em investigação.
O município conta com a a circulação do sorotipo 2 da dengue, que é associado a casos mais graves da doença provocada pelo mosquito Aedes Aegypti.
Cabe ressaltar que os quatro sorotipos de dengue podem ocasionar casos graves, além de mortes.
Sinal de alerta e procura por ajuda
A população deve ficar atenta em qualquer fase da dengue, porém, principalmente aos sinais de alarme como dores abdominais, tontura, vertigens, sangramentos espontâneos, incapacidade de comer, de se alimentar.
Neste caso, os atendimentos são realizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Ana Jacinta e Jardim Guanabara.
Em caso de quadros leves, o acompanhamento pode ser feito por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Estratégias de Saúde da Família (ESFs), além dos Centros de Combate à Dengue do Cohabão e do Centro Cultural Matarazzo – nestes dois lugares, há atendimento de hidratação e coleta de exames.
Fonte: portalprudentino