Prudente ultrapassa 10 mil casos de dengue; cidade registra 12ª morte

Unidades de Saúde param coleta de sorologia; diagnóstico será clínico

Em epidemia, a cidade de Presidente Prudente ultrapassou a casa de 10 mil casos de dengue em menos de quatro meses. Nesta segunda-feira (17), também foi confirmada a 12ª morte provocada pelo mosquito Aedes Aegypti. 

De acordo com dados da Vigilância Epidemiologia Municipal (VEM), são 10.014 infectados até o momento, sendo 4.448 exames descartados, além de quase 6 mil suspeitas em investigação. 

Também foi confirmada mais uma morte no município,, o que faz aumentar para 12 o total de óbitos em quatro meses. Mais uma vez, o órgão não divulgou dados sobre idade, sexo e bairro da vítima fatal.

Contudo, o número de vítimas fatais pode ser ainda maior. Segundo apuração da reportagem, há mais oito casos suspeitos em investigação. 

Prudente não contabilizava tantas mortes por dengue desde 2016, quando a doença matou 25 pessoas naquele ano.

Sem exames

A partir desta semana, as unidades de Saúde não realizarão coleta de sangue para exame de sorologia visando confirmar casos de dengue. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o diagnóstico do paciente será ‘clínico epidemiológico’. 

A medida é tomada quando o município atinge o estágio de epidemia, de acordo com as Diretrizes de Prevenção e Controle de Arboviroses Urbanas do Estado de São Paulo. Sendo assim o médico avalia o paciente, faz a notificação e encerra o diagnóstico como dengue por exame clínico epidemiológico.

Para casos graves ou envolvendo gestantes, além de óbitos suspeitos, nada muda; ou seja, serão testados. Também devem ser mantidas as coletas de amostras de NS1 para identificação do sorotipo circulante.