Prudente tem mais três mortes por dengue; total iguala todo o ano passado

Em apenas três meses, cidade soma 6 mil casos e sete vítimas fatais

Em apenas três meses, a cidade de Presidente Prudente igualou o total de mortes provocadas pela dengue de todo o ano passado. Foram confirmadas, nesta semana, mais três vítimas fatais em decorrência da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti – cada vez mais resistente.

O município ainda investiga uma oitava morte, porém, aguarda por resultados de exames. Ao todo, são sete óbitos este ano, além de quase 6 mil registros positivos de dengue.

Dados sobre idade e bairros das vítimas fatais não foram informados. Contudo, conforme apuração do Portal, a doença apresenta uma gravidade maior este ano, evoluindo para o quadro de morte em algumas pessoas com maior rapidez. Não há estudo sobre o fator responsável pela aceleração do quadro infeccioso.

Sinal de alerta e procura por ajuda

A população deve ficar atenta em qualquer fase da dengue, porém, principalmente aos sinais de alarme como dores abdominais, tontura, vertigens, sangramentos espontâneos, incapacidade de comer, de se alimentar.

Neste caso, os atendimentos são realizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Ana Jacinta e Jardim Guanabara.

Em caso de quadros leves, o acompanhamento pode ser feito por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Estratégias de Saúde da Família (ESFs), além dos Centros de Combate à Dengue do Cohabão e do Centro Cultural Matarazzo – nestes dois lugares, há atendimento de hidratação e coleta de exames.

Fonte: portalprudentino/ por Rogério Mative