Ao todo, 12 barragens do Estado de São Paulo entraram nesta classificação.

Um relatório, da Agência Nacional de Águas, sobre a segurança de barragens em todo o país, apontou um problema no Oeste Paulista. O Balneário de Rancharia (SP) foi considerado como “Categoria de Risco Alto”.

De acordo com o documento, que usa dados de 2021, o local apareceu com índice alto em dois indicadores relacionados à estrutura. Um deles é a Classificação de Risco (CRI), que tem relação com os riscos potenciais caso haja um rompimento ou vazamento, além dos impactos sociais.

Balneário de Rancharia é considerado como 'Categoria de Risco Alto' pela Agência Nacional de Águas

Já o segundo índice é o Dano Potencial, que também é alto. Ele trata dos aspectos da própria barragem, como o projeto, a integridade da estrutura, o estado de conservação e manutenção.

De acordo com o relatório da Agência Nacional de Águas, a alegação dos responsáveis é que não havia recursos para as medidas que diminuíssem estes riscos. Em todo o Estado de São Paulo, 12 barragens entraram nesta classificação.

Outro lado

A Prefeitura de Rancharia enviou uma nota à TV Fronteira para se manifestar sobre o assunto, conforme segue abaixo:

 “A Prefeitura Municipal de Rancharia, por meio do setor de Assessoria de Imprensa, vem a público se posicionar a respeito do relatório da ANA (Agência Nacional de Águas) que cita sobre possíveis danos de risco do Balneário Municipal.

A administração 2021/2024 já está elaborando um Projeto para obras de segurança da barragem, conforme determinação do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).

O Balneário Municipal é um dos principais pontos turísticos não só de Rancharia, mas do Oeste Paulista. Portanto, a administração municipal está atenta a todos os reparos, obras e manutenções a serem feitas no local para garantir a segurança dos moradores e turistas.”