Boletim Dengue – 27/07/2022

O Departamento de Entomologia e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde informa que, do início do ano até esta quarta-feira (27), 4.848 casos suspeitos de dengue foram notificados, sendo 2.943 positivos. Os resultados das últimas 24 horas somaram 15 novos casos positivos, sendo alguns pendentes da semana passada que foram confirmados nesta quarta-feira.

Ainda segundo o Departamento, a equipe de controle de criadouros iniciou na terça-feira (26) as atividades de bloqueio na região central, nas proximidades do Lar Santo Antônio, onde foram trabalhados 293 imóveis, sendo que em 3 foram encontrados focos, totalizando 5 focos.

Estes números mostram quer mesmo em período de seca (últimas chuvas registradas em 19 de junho), ainda estão sendo encontrados focos, sendo os mesmos mantidos pelos moradores.

Já a equipe de nebulização iniciou os trabalhos nesta quarta-feira em parte do centro, nas proximidades do Lar Santo Antônio, onde foram trabalhados 122 imóveis.  O Departamento de Entomologia informa ainda que o inseticida aplicado durante a nebulização mata o mosquito em sua fase adulta, não sendo eficaz em sua fase aquática (ovo, larva e pupa).

Por isso, é preciso deixar o produto agir dentro dos imóveis, mantendo as portas e janelas abertas, pois uma das características do Aedes aegypti é ficar dentro das casas. O combate ao mosquito da dengue é uma responsabilidade compartilhada, e os moradores precisam colaborar, eliminando os criadouros para evitar a proliferação deste inseto e o progresso da doença na cidade.

Prepare sua casa

O Departamento de Entomologia informa que existem alguns procedimentos que os moradores devem adotar durante a nebulização, para que o veneno mate o mosquito e não prejudique as pessoas e os animais domésticos. Entre os procedimentos estão guardar em lugar fechado ou manter cobertos: alimentos, água e utensílios de cozinha, roupas limpas ou penduradas no varal (mesmo molhadas), bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos.

Os moradores também devem retirar ou manter roupas de cama e toalhas de mesa levantadas, além de manter abertas as portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida.