Boletim Dengue – 18/07/2022

O Departamento de Entomologia e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde informa que, do início do ano até esta segunda-feira (18), 4.737 casos suspeitos de dengue foram notificados, sendo 2.908 positivos. Os resultados das últimas 72 horas somaram 7 novos casos positivos.

O Departamento ainda informa que a equipe de nebulização realizou seus trabalhos em parte Jardim América e Vila Vargas (Zona Oeste). Ao todo, foram nebulizados 438 imóveis.

Já a equipe de controle de criadouros iniciou hoje os trabalhos de bloqueio nos bairros Jardim Ipiranga e Vila Faut (Zona Norte). O inseticida aplicado durante a nebulização mata o mosquito em sua fase adulta. Por isso, é preciso deixar o produto agir dentro dos imóveis, mantendo as portas e janelas abertas, pois uma das características do Aedes aegypti é ficar dentro das casas.

A nebulização não é eficaz no combate ao mosquito em sua fase aquática: ovo, larva e pupa. Portanto, trata-se de uma responsabilidade compartilhada, e os moradores precisam colaborar, eliminando os criadouros para evitar a proliferação do mosquito e o progresso da dengue na cidade.

O Departamento ainda informa que a partir do dia 1º de agosto o boletim epidemiológico (www.tupa.sp.gov.br/pagina/7/boletim-dengue/) e o boletim entomológico (www.tupa.sp.gov.br/pagina/7/boletim-dengue/sub-pagina/2/) passarão a ser divulgados semanalmente ao invés de diariamente.

Acesse o boletim

Para acessar o boletim epidemiológico (com dados referentes aos casos de dengue), basta entrar no site da Prefeitura (www.tupa.sp.gov.br), no menu “Acesso rápido” escolha “Saúde” e depois “Boletim Dengue”.

Já para acessar o boletim entomológico (com dados referentes a focos, visitas, casos e outras informações referentes à infestação na cidade), basta entrar no boletim epidemiológico e na sessão “INFOGRÁFICOS – DENGUE – TUPÔ escolher “Boletim Dengue” (situada mais abaixo das informações do boletim epidemiológico).