O Departamento de Entomologia e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde informa que do início do ano até esta terça-feira (17), 3.132 casos suspeitos de dengue foram notificados, sendo 1.803 positivos.

A nebulização continua nos bairros Nossa Senhora de Fátima/CECAP, onde foram trabalhados 442 imóveis.  Já o controle de criadouros está sendo realizado na região Vila Santa Teresinha, com 561 imóveis visitados, onde em 10 foram encontrados um total de 13 focos, o que representa uma infestação de 1,78.

O Departamento de Entomologia e Endemias também alerta a população que é preciso atenção e vigilância de cada um, lembrando que os mosquitos preferem ficar dentro dos cômodos dos imóveis e precisam de recipientes com água para se reproduzir.

Uma das medidas para evitar a doença é eliminar os mosquitos adultos usando inseticida. Este procedimento requer cuidado quanto à preparação do imóvel e proteção dos ocupantes, tais como:

– MANTENHA ABERTAS: portas, janelas, vitrôs e cortinas para facilitar a entrada do inseticida. 

– GUARDE EM LOCAL FECHADO OU MANTENHA COBERTO: Alimentos, água e utensílios de cozinha; roupas limpas ou sujas, secas ou molhadas penduradas no varal; bebedouros de animais, gaiolas de passarinhos e aquários.

– RETIRE E PROTEJA: roupas de cama, mesa e banho em uso.

– RETIRE DO LOCAL OU MANTENHA COBERTO: automóveis, bicicletas, triciclos, carrinhos de bebê, andador e outros.

IMPORTANTE

Durante a aplicação do inseticida, os ocupantes do imóvel deverão permanecer na calçada do outro lado da rua, acompanhados, quando houver, das crianças, recém- nascidos e idosos, bem como animais. Só deverão retornar ao imóvel 30 minutos após o término da aplicação do inseticida.

Se houver pessoas doentes ou acamadas, elas deverão ficar em cômodo com as portas e janelas fechadas, e permanecer por 30 minutos após a aplicação. É aconselhável a vedação de frestas das portas e janelas, neste caso.

O inseticida eliminará apenas os mosquitos adultos que estiverem em seu imóvel no momento da aplicação. Para evitar novos focos do mosquito, deverá ser mantida uma rotina de eliminação de recipientes que possam acumular água.