Departamento de Entomologia realizou Análise de Densidade Larvária para traçar estratégias

Agentes já iniciaram trabalhos de combate ao mosquito em bairros com maior índice detectado

Para definir estratégias de prevenção e enfrentamento ao Aedes aegypti e controlar o aumento de casos de dengue em Tupã, o Departamento de Entomologia e Endemias deu início às suas atividades realizando a Análise de Densidade Larvária (ADL) em todas as regiões de Tupã.

A Ação, realizada todo início de ano, tem por objetivo contabilizar a quantidade de larvas do mosquito encontradas nos imóveis visitados. A partir do índice registrado, a Administração Municipal define estratégias de prevenção e enfrentamento ao mosquito.

Segundo informações do Departamento, as equipes visitaram cerca de 1.200 imóveis entre os dias 17 e 18/01. Durante as visitas, os agentes vistoriam locais onde haviam larvas do mosquito. Após o recolhimento dessas larvas, elas foram identificadas e contabilizadas para gerar o índice, que mede a quantidade de larvas encontradas, conhecido como Índice Predial. O índice é dividido em três escalas: de 0 a 1 é considerado baixo; de 1 a 4, médio; e acima de 4, alto. A ADL é feita quatro vezes ao ano, sendo nos meses de janeiro, abril, julho e outubro.

De acordo com Marco Antônio de Barros, diretor do Departamento, o índice registrado na cidade em outubro de 2021 foi de 2,4. Já o índice medido em janeiro de 2022 foi de 4,2.

“A ADL é importante para sabermos o grau de infestação do mosquito no município e, a partir disso, definir quais ações e estratégias a Prefeitura adotará para a prevenção e o combate ao Aedes aegypti”, explicou.

Ainda de acordo com informações do Departamento, dos imóveis visitados em 50 deles foram encontrados 70 focos, sendo em sua maioria recipientes onde o próprio morador poderia tê-los eliminado.

“Por isso é de extrema importância que a população também se conscientize e passe a adotar ações de combate à dengue no dia a dia. Com todos fazendo a sua parte continuaremos registrando cada vez menos casos de dengue em Tupã”, ressaltou Marco Antônio.

Os bairros com maior índice são: Vila Inglesa, Vila Marajoara e Parque Irajá. Após a medição do índice larvário o trabalho dos agentes já está direcionado para estes bairros, sendo as quintas e sextas-feiras a aplicação do biolarvicida “espacial” e visita em toda a Vila Inglesa no sábado (22).

O secretário municipal de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, reforçou que os cuidados devem ser redobrados durante o Verão, período que é caracterizado pelo aumento da temperatura e das chuvas, sendo estas duas condições fatores que favorecem a reprodução do mosquito.

“Com ações simples como verificar o quintal frequentemente, tampar tonéis, barris e caixas d’água, e colocar areia em pratos de plantas, podem reduzir os casos de dengue no município. Em 2021 conseguimos controlar muito os casos da doença, e este ano continuaremos incentivando todos para que nos ajudem a diminuir ainda mais”, disse.