Educação: Termina amanhã prazo para participação na pesquisa sobre aulas presenciais

Opinião de pais e responsáveis servirá de parâmetro para as redes pública e particular

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Tupã disponibilizou uma pesquisa de opinião para pais e responsáveis por alunos das redes Municipal, Estadual, Federal e Privada, a fim de reavaliar o retorno às aulas presenciais, em razão do aumento de casos de Covid-19.

O link de acesso ao formulário está disponível em grupos on-line administrados pelas escolas e no site da Prefeitura de Tupã, desde terça-feira (18), e pode ser preenchido até amanhã (20). Segundo o secretário responsável pela pasta, professor Valdir Berti, a partir dos resultados, os órgãos de Educação, de Saúde, Diretoria de Ensino, e mantenedores, poderão definir novas diretrizes.

“O retorno às aulas presenciais estava previsto para 2 de fevereiro no município e estado, e para a próxima semana na rede particular. A tabulação das respostas será sexta-feira (21), os resultados e a decisão tomada pelas autoridades envolvidas serão divulgados dia 24 de janeiro”, informa o secretário.

Entre os principais pontos abordados no questionário estão a manutenção das datas de início do ano letivo de 2022 e a vacinação de crianças e adolescentes. Os participantes precisam informar se preferem continuar com o ensino remoto, assim como declarar se os filhos foram vacinados, ou se são a favor da imunização de menores de idade contra a covid-19.

O prefeito Caio Aoqui destaca que os dados levantados na pesquisa não terão caráter decisivo, no entanto, “a opinião dos pais certamente terá maior peso na tomada da decisão final. Além do município, precisamos ouvir os demais envolvidos e definir com o máximo de coerência possível se haverá retorno presencial agora”.

Desde 4 de janeiro, as creches municipais retomaram os atendimentos, adotando medidas rígidas de segurança, como o protocolo de suspensão das atividades e sanitização dos ambientes quando há confirmação de ao menos três casos numa mesma unidade. Para aumentar a cobertura vacinal, o vice-prefeito Renan Pontelli destaca a importância da vacinação de crianças a partir dos 5 anos.

“Precisamos aprender a conviver com o vírus. Tomar a vacina e respeitar as normas de prevenção, higiene e segurança são a melhor saída para retomarmos a normalidade na educação e, consequentemente, nos outros setores”, finalizou.