Prudente: Contaminados com variante são identificados; cidade tem nova morte

Prudente já registra transmissão comunitária de ômicron, aponta VEM

Dos seis primeiros casos de pessoas infectadas pela variante ômicron oficializados em Presidente Prudente, dois deles são autóctones. Isso quer dizer que a cidade já registra a transmissão comunitária da cepa que predomina em quase todo mundo e é responsável pela explosão de contaminações nos últimos dias.

A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) realizou a investigação individual dos registros e constatou que se trata de quatro moradores de Prudente, sendo que dois deles contraíram o vírus fora da cidade (importados) e outros dois foram infectados no próprio município (autóctones). 

Dentre os casos investigados, havia ainda duas pessoas que não residem em Prudente – um é de São Paulo e outro da Espanha.

De acordo com a coordenadora técnica de Saúde da VEM, Vânia Maria Alves, todos os pacientes apresentaram sintomas leves e já estão fora do período de isolamento.   

“Os protocolos de prevenção à covid-19 permanecem os mesmos, independentemente da variante que esteja circulando: lavar sempre as mãos, fazer a higienização com álcool gel, uso de máscara e, se possível, evitar aglomerações”, alerta.

Idoso é a nova vítima fatal

O boletim desta terça-feira (11) revela um óbito confirmado para covid-19. Trata-se de um homem de 71 anos, que testou positivo em 23 de dezembro. Ele faleceu nessa segunda-feira (10). 

Até o momento, são 927 vítimas fatais desde o início da pandemia na cidade.

Mais infectados

Foram recebidos 229 diagnósticos, sendo 41 positivos para coronavírus. Assim, a cidade contabiliza 38.411 confirmações da doença.

Entre os novos casos, 26 pessoas são do sexo masculino e 15 do sexo feminino, sendo duas crianças até 10 anos, duas pessoas de 11 a 19 anos, dez pessoas entre 20 e 29 anos, dez registros de 30 a 39 anos, dez casos entre 40 e 49, três entre 50 e 59 anos, um caso de 60 a 69 anos, um caso de 70 a 79 anos e dois registros entre 80 e 89 anos.

Além disso, 183 exames seguem aguardando resultados por parte dos laboratórios, e 3.022 parados por falta de encerramento de fichas no sistema.

Alta em UTIs

São 32 moradores de Prudente hospitalizados, o mesmo número em relação ao boletim anterior. Contudo, aumentou o total de pessoas em estado grave, de cinco para sete internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). 

A taxa de ocupação de UTI está em 22% e a taxa de leitos de enfermaria está em 31,3% considerando os 45 municípios do Departamento Regional de Saúde (DRS-11).