Provas de processo seletivo da Prefeitura de Adamantina somam 26 questões anuladas; empresa explica

A Prefeitura de Adamantina realizou no último domingo (28), nos períodos da manhã e tarde, nas dependências da Emef Navarro de Andrade, as provas do Processo Seletivo Nº 0001/2021, para 11 funções temporárias.

A organização do processo de seleção é da empresa Conscam (Consalter & Camargo Assessoria e Consultoria Ltda), contratada pela Prefeitura local. O processo seletivo teve 575 candidatos inscritos, conforme lista pública.

Candidatos que participaram das provas se queixaram sobre aspectos ligados à sua elaboração e relatam ao SIGA MAIS terem recebido instruções já na sala sobre questões que estavam sendo anuladas. Eram 25 questões, para cada uma das 11 funções disputadas.

A surpresa maior ocorreu depois da divulgação do gabarito. Em cinco funções – auxiliar de laboratório, farmacéutico, procurador municipal, professor de educação infantil Emei Ciclo II e professor de EJA (educação de jovens e adultos) – cada uma das provas, com 25 questões, teve quatro delas (16%) anuladas, informadas pela letra “N” (nulas).

Em outras seis funções, cada uma das provas, com 25 questões, teve uma questão anulada: educador de Emei Ciclo I, professor de educação do ensino fundamental Peb,  professor Peb II educação artística, professor Peb II educação especial DM e DA, professor Peb II educação física e professor Peb II inglês.

Juntas, são 26 questões anuladas, nas 11 funções.

O outro lado

A partir do recebimento das reclamações o SIGA MAIS solicitou a manifestação sobre o caso. A resposta foi enviada pela empresa realizadora do processo seletivo, que em nota (íntegra abaixo) destacou sua história e atuação no segmento, onde diz ter realizado mais de 300 concursos e processos seletivos para mais de 400 mil candidatos nos estado de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

O SIGA MAIS questionou se as anulações de questões, em processos seletivos e concursos, seria comum. A empresa disse que não deveria ser, porém ocorre. “A anulação de questões em concurso público e/ou processo seletivo não é para ser algo comum, mas diante da complexidade que é o assunto, isso acaba ocorrendo em quase todos os certames, inclusive para magistratura, ministério público, governo federal, estadual etc.”, respondeu.

Em relação ao volume total de 26 questões anuladas nas 11 funções do processo seletivo da Prefeitura de Adamantina, a empresa apresentou outra interpretação, afirmando que foram 5 as questões canceladas, algumas iguais para as provas das funções com o mesmo grau de escolaridade. “Na verdade, a quantidade de questões anuladas no Proc. Seletivo 01/02021 de Adamantina foram 05 (1 no período da manhã e 4 no período da tarde). Algumas questões (principalmente português, matemática e informática) são iguais para as provas das funções com o mesmo grau de escolaridade, por isso estas questões foram anuladas em outras provas”, justificou.

O SIGA MAIS perguntou se os candidatos poderiam sofrer algum prejuízo. A empresa destacou que não. “Para evitar qualquer prejuízo aos candidatos inscritos, os editais de todos os concursos regula o procedimento desse tipo de ocorrência (é regra obrigatória). No caso do processo seletivo 01/2021 de Adamantina, o item 8.4 do edital traz a regra de que a pontuação da questão anulada é atribuída a todos os candidatos que concorrem à vaga, assim não haverá prejuízo para nenhum candidato”, afirmou.

A reportagem também questionou se as anulações das questões são decorrentes de eventual erro na elaboração dos tópicos. Essa pergunta não foi respondida.

fonte: sigamais