Chikungunya: Estado de São Paulo tem 14.118 casos confimados

Cidade de Santos é a que tem mais casos, 7.267 e 3 óbitos

O Centro de Vigilância Epidemiológica do estado de São Paulo divulgou na tarde de hoje, a atualização dos casos de Dengue, Zika e Chikungunya no estado.

Dengue em 2021 tem confirmados 135.780 casos, sendo a cidade de São José do Rio Preto com 20.291 casos confirmados. Tupã que em 2019 teve sua maior epidemia da história, em 2021 tem 175 casos confirmados.

Zika em 2021 o estado tem confirmados 13 casos, sendo a cidade do litoral norte Ubatuba com 9 casos. Tupã não tem nenhum caso de Zika.

Chikungunya em 2021 o estado tem confirmados 14.118 casos, sendo o município de Santos com 7.267 casos com 3 óbitos confirmados e 1 em investigação.

Desde o mês de março o Governo do estado de São Paulo vem divulgando alertas com relação a expansão da Chikungunya no estado, só não esta pior porque durante a pandemia da covid-19 havia restrições em todo o estado e não se viajou tanto para o litoral. Situação deve se agravar agora com a liberação do Plano São Paulo.

Chikungunya

Além de febre e mal-estar, o vírus chikungunya pode provocar complicações no longo prazo, como inflamações nas articulações, que causam dores fortes, inchaço e limitação de movimento. São sintomas parecidos com os da artrite reumatoide.

Quanto tempo dura a chikungunya no corpo?

A infecção por Chikungunya começa com febre, dor de cabeça, mal estar, dores pelo corpo e muita dor nas juntas (joelhos, cotovelos, tornozelos, etc), em geral, dos dois lados, podendo também apresentar, em alguns casos, manchas vermelhas ou bolhas pelo corpo. O quadro agudo dura até 15 dias e cura espontaneamente. Em alguns casos ela dura mais de 120 dias.

Qual o agente etiológico do chikungunya?

A febre chikungunya é uma doença viral transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014. Chikungunya significa “aqueles que se dobram” em swahili, um dos idiomas da Tanzânia.