Homens podem agendar atendimentos na Campanha Novembro Azul

Agendamento deve ser feito pelo telefone da Unidade de Saúde de referência

A Prefeitura de Tupã, por meio do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quarta-feira (3) o agendamento por telefone da Campanha Novembro Azul 2021, voltada à saúde integral do homem. As Unidades farão atendimentos individualizados em horário padrão ou estendido.

De acordo com a coordenadora das Estratégias de Saúde da Família, Mariana Parra Sanches, a prevenção ao câncer de próstata tem como público-alvo homens com no mínimo 50 anos, mas para homens negros ou com histórico familiar da doença, os exames de rotina devem ser feitos a partir dos 45 anos.

“O pedido do exame de sangue (PSA) será intensificado e as avaliações médicas indicarão a necessidade de outros exames ou encaminhamentos para especialista”, a coordenadora enfatizou que as equipes oferecem ainda avaliações de enfermagem, odontológicas e a atualização da caderneta de vacinação.

Em Tupã, a Campanha Novembro Azul visa combater outras doenças que acometem mais frequentemente o público masculino. O secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, informa que com a verificação do IMC e da circunferência abdominal, o município pode detectar pacientes com risco de hipertensão arterial, diabetes e outras doenças cardiovasculares.

“Os índices de infartos, derrames, AVC, úlceras crônicas, são todos mais altos no sexo masculino. Assim como a incidência de infecções sexualmente transmissíveis, por isso, ampliamos a gama de atendimentos neste mês de novembro, para cuidar e orientar melhor os homens”.

Conforme a demanda de cada Unidade, a Atenção Básica organizará além do atendimento padrão, das 7h às 17h, horários estendidos em período noturno. Segundo o prefeito Caio Aoqui, a flexibilização do expediente dos postos de saúde é uma estratégia da administração municipal para possibilitar maior adesão da população ao serviço.

“Estamos no mês de conscientização pelo bem-estar do homem, e pensando nisso, já iluminamos o Paço Municipal de azul em defesa da Campanha, e não só pelo diagnóstico precoce do câncer, mas também pela necessidade de o homem cuidar mais da própria saúde”, declarou o prefeito.

Sobre a iluminação da sede da Prefeitura de Tupã, o vice-prefeito Renan Pontelli ressaltou que ter o prédio com as cores da Campanha já se mostrou um sucesso nas ações do Outubro Rosa, ampliando o engajamento dos cidadãos e o compartilhamento de informações. “Faremos ainda um vídeo com a participação de profissionais da área, para incentivar os homens a observarem sintomas, e sinais de que alguma coisa está errada. Estamos trabalhando para mudar essa cultura de que homem não se cuida. Homem cuida de si, pra cuidar ainda mais das pessoas que ele ama”.