Tupã tem seu melhor resultado em índice de gestão fiscal

A edição 2021 do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), com base em dados do ano passado, acaba de ser divulgada, e Tupã conquistou seu melhor resultado desde 2013, quando começa a série histórica do levantamento.

Com uma nota 1.0000 em 3 itens – no índice que vai de zero a um –, os tupãenses estão bem acima da média nacional, que é de 0,5456.

Pelo segundo ano consecutivo, o município foi classificado entre aqueles que possuem “boa gestão”, categoria que só fica atrás das cidades de “excelência”.

Segundo o último estudo, cerca de 60% dos 5.239 municípios brasileiros analisados se encontram na categoria “em dificuldade” ou situação “crítica”.

“A análise das contas do ano de 2020 mostra que o quadro fiscal dos municípios ainda é preocupante”, afirmam os responsáveis pelo IFGF.

“As circunstâncias adversas, criadas pela pandemia da Covid-19, exigiram uma alocação mais eficiente dos recursos públicos para atender às necessidades básicas da população”, explicam os pesquisadores.

INDICADORES

Com base em dados oficiais, o IFGF analisa as contas das cidades brasileiras através de quatro indicadores: autonomia, gasto com pessoal, investimentos e liquidez.