Mulheres devem agendar atendimento individual neste Outubro Rosa

Agendamento por telefone evita aglomerações nas Unidades de Saúde

A Campanha Outubro Rosa de Tupã reforça a importância do cuidado integral com a saúde da mulher. Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) agendam por telefone horários para atendimento individualizado com foco na solicitação de exames de mamografia e de coleta do preventivo.

A faixa etária de 50 a 69 anos é o público-alvo do exame da mama. Conforme a coordenadora das Estratégias de Saúde da Família, Mariana Parra Sanches, as mulheres podem ligar para a unidade de saúde de referência e reservar uma data para consulta médica. “As pacientes fora da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde podem procurar uma Unidade para tirar dúvidas e receber também atendimento médico e de enfermagem, o encaminhamento para o exame será feito conforme a necessidade”.

Já a coleta do preventivo do colo do útero visa a população feminina a partir de 25 até 64 anos, que tem ou já tiveram vida sexual ativa. Conforme recomendação do Ministério da Saúde, o exame deve ser feito a cada três anos, apenas se não houverem alterações nos diagnósticos dos dois anos anteriores.

“O câncer do colo do útero corresponde, a aproximadamente 15% de todos os cânceres do sexo feminino. E para prevenção dessa doença realiza-se o exame conhecido popularmente como Papanicolau, no entanto o Ministério da Saúde estima que cerca de 40% das brasileiras nunca tenha feito o exame citopatológico, por medo ou desconhecimento da disponibilidade do serviço na Atenção Básica”, informou o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi.

O objetivo do Outubro Rosa é detectar o câncer em mulheres ainda nos estágios iniciais, antes mesmo do aparecimento dos sintomas. Quanto mais recente a detecção da doença, maiores as chances de cura. Em Tupã também é possível solicitar outros exames de rotina, consultas odontológicas e de outras especialidades médicas. Para agendar um horário, é possível consultar os telefones das unidades no site www.tupa.sp.gov.br.