Tupã bate recorde de visitas casa a casa no combate ao Aedes aegypti

Em parceria com a Atenção Básica, Entomologia e Endemias realizou mais de 26 mil visitas em setembro

A Secretaria Municipal de Saúde informa que os Departamentos de Entomologia e Endemias e Atenção Básica bateram mais um recorde referente aos trabalhos de combate à dengue em Tupã. No mês de setembro, as equipes de agentes de combate às endemias e agentes comunitários realizaram mais de 26 mil visitas casa a casa, maior número de visitas já registrado em um único mês.

O prefeito Caio Aoqui parabenizou as equipes por mais este resultado positivo para Tupã, e ressaltou que o alinhamento dos Departamentos foi fundamental para que a Prefeitura atingisse mais este recorde.

“É muito gratificante ver a união das equipes da Prefeitura no combate à dengue, e o resultado dessa parceria não poderia ser diferente. Quero agradecer a todos os agentes pelo trabalho diário árduo que está sendo realizado para proteger toda a população”, parabenizou.

O vice-prefeito Renan Pontelli também parabenizou os Departamentos por mais este recorde atingido, e ressaltou que a Administração permanecerá investindo nos trabalhos de combate ao Aedes aegypti.

“Após Tupã passar pela maior epidemia de dengue da história, o prefeito Caio Aoqui analisou as necessidades de cada Departamento para corrigir o que precisava e dar melhores condições de trabalho para os agentes. Hoje, podemos dizer que estamos colhendo os frutos deste grande esforço e nos alegrarmos pelos bons resultados”, disse.

O diretor do Departamento de Entomologia e Endemias, Marco Antônio de Barros, ainda apontou outros trabalhos realizados pelas equipes de agentes durante o mês de setembro.

“As 26.032 visitas realizadas são equivalentes a 85,1% dos imóveis do município, maior número de visitas em apenas 1 mês desde a municipalização dos trabalhos de combate e controle de Arboviroses em 1990. Além disso, os agentes também conseguiram eliminar 214 focos com larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya”, contou.

Marco Antônio ainda alertou sobre um grande índice de infestação apontado no bairro Vila Inglesa. “Na intensificação observou-se que a Vila Inglesa foi o bairro com maior infestação do aedes, com o índice de 2,89. Na região central próximo ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME), também registramos um índice superior ao esperando, com infestação de 1,9”, alertou.

A Diretora do setor de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer, ainda ressaltou que os trabalhos em conjunto dos agentes conseguiu cobrir as áreas da cidade com mais agilidade.

“É importante sempre lembrarmos que, por mais que ainda estejamos enfrentando as dificuldades da pandemia, os trabalhos de combate à dengue precisam continuar firmes. Cobrir grande parte da cidade foi possível pois os agentes comunitários são responsáveis pela cobertura das áreas correspondentes aos PSFs, cerca de 53% do território de Tupã, o que complementa todo o trabalho já realizado pelos agentes de Endemias”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, ainda ressaltou que as equipes continuarão realizando a intensificação dos trabalhos por toda a cidade e distritos para evitar que novos casos da doença apareçam.

“O trabalho de combate à dengue é constante e não vamos parar. Agradeço ao prefeito Caio Aoqui, ao vice-prefeito Rena Pontelli e todas as equipes dos Departamentos, por vestirem a camisa e fazerem com que os trabalhos assegurem a saúde de toda a população”, parabenizou.