Operação apura fraudes em licitação de merenda escolar em Florínea

Ação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em duas empresas que possuem contratos em valores próximos de R$ 2 milhões

A Polícia Federal (PF) de Marília deflagrou na quarta-feira (22) a “Operação Food Education” para apurar fraude em licitação na aquisição de alimentos para merenda escolar em Florínea (cerca de 120 quilômetros). Os contratos com duas empresas que fornecem gêneros alimentícios, carnes e frios se aproximam de R$ 2 milhões.

A investigação teve início após denúncia de irregularidades em notas fiscais emitidas pelos fornecedores. Segundo a PF, algumas continham itens não utilizados na merenda escolar ou em quantidades excessivas. Também foi apurado emissões para aquisições dos alimentos em períodos de férias escolares.

Relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo também foi anexado na investigação. O documento atesta que as denúncias de fraude na merenda escolar eram procedentes e foi utilizado para embasamento dos pedidos de busca e apreensão autorizados pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região.

Policiais federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão em endereços em Florínea e Maracaí. Detalhes dos materiais recolhidos na ação não foram divulgados pela PF.

Os investigados podem ser indiciados pelo crime de fraude na quantidade de mercadoria fornecida para a administração pública (artigo 337-L, IV, do Código Penal). A pena pode chegar até oito anos de prisão, além do pagamento de multa.

Fonte: jornaldamanhamarilia/ Por Matheus Brito