Decreto do bispo libera atividades presenciais com 100% de ocupação nos templos

Protocolos sanitários devem ser mantidos e o distanciamento entre pessoas que não residam juntas

Decreto divulgado pelo bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, autoriza 100% de ocupação nas igrejas nas celebrações. No documento, o bispo justifica a medida pelo avanço da vacinação, o fim das restrições de horários e serviços e a ampliação da capacidade da ocupação dos estabelecimentos no Estado. 

Conforme o decreto, a utilização dos templos em 100% de ocupação, considerando a capacidade para as pessoas sentadas, e que se mantenha o distanciamento de um metro entre as pessoas que não residam juntas e se mantenham protocolos sanitários como uso de máscaras e higienização das mãos com álcool gel.

“Que seja revogada a dispensa do preceito dominical, exortando a todos que voltem a valorizar as assembleias litúrgicas e que a celebração dos sacramentos seja vivida presencialmente”, diz o decreto. Doentes, idosos e cuidadores podem receber a Eucaristia nas residências por meio dos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, como era costume.  

Estão permitidos os encontros presenciais dos grupos que se reúnem nos espaços do templo ou de salões paroquiais, desde que previamente os párocos ou administradores paroquiais orientem pessoalmente as lideranças que cuidem para que os protocolos sanitários sejam mantidos. Os encontros catequéticos presenciais em salas menores serão retomados a partir de 2022.

Continua proibida a realização de quermesses, festas e eventos que causem grandes aglomerações e proximidade física de pessoas. “Que saibamos neste momento de abertura e retorno a um outro normal, escutar e discernir a voz do Espírito Santo, primeiro protagonista da evangelização. Alicerçados nos pilares da Palavra,do Pão, da Caridade e da Ação Misionária, continuemos a evangelizar a cultura urbana na qual estamos inseridos. Sejamos mensageiros de uma esperança certa, pois: “a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”, finalizou o bispo. 

Fonte: jornaldamanhamarilia/ Por Izabel Dias