Após três décadas, Prudente entra na briga para sediar Jogos Abertos

Desejo do município é realizar Jogos Regionais no mesmo ano, em 2022

Após 30 anos de sediar a edição que foi considerada ‘modelo’, a cidade de Presidente Prudente volta a brigar para receber os Jogos Abertos do Interior – a maior competição esportiva da América Latina. O credenciamento foi confirmado nesta segunda-feira (9).

Com pensamento para 2023 ou 2024, o município decidiu pleitear a 84ª edição, que ocorrerá no próximo ano.

“Acho muito importante Presidente Prudente se credenciar para sediar os Jogos Abertos. Já faz 30 anos desde a última edição aqui. Acredito que vai despertar um interesse muito maior das nossas crianças pelo esporte”, diz o secretário municipal de Esportes, André Domingos, em entrevista ao Portal.

De acordo com ele, a cidade tem estrutura pronta para sediar as disputas, que reúnem 15.400 atletas em 27 modalidades. “Algo legal é que a realização dos Jogos Olímpicos que acabou de acontecer. Então, essa notícia só vem de encontro com os nossos anseios. Presidente Prudente está preparada para receber os Jogos Abertos com as suas instalações, com seus campos, com suas quadras”, crava.

“É uma cidade que tem totais condições de sediar. Eu fico muito feliz com esse credenciamento para gente tentar trazer os Jogos Abertos do interior novamente”, fala, esperançoso.

Regionais na mira

Além dos Abertos do Interior, a cidade também está credenciada para receber os Jogos Regionais no mesmo ano.

Vale ressaltar que é preciso aguardar pelo interesse de outros municípios e, em seguida, pela escolha feita por meio de votação.

Tem história

Prudente foi sede dos Jogos Abertos do Interior por duas vezes: 1980, com Santo André campeã da 45ª edição; e em 1992, com Guarulhos levando o troféu de primeira colocada da 56 edição. Ambas, em mandatos do ex-prefeito Paulo Constantino, sendo a primeira considerada um “divisor de águas” em modelo de organização por atletas, imprensa e dirigentes. 

Criada em 1936 por Baby Barioni, a competição não foi disputada apenas em duas oportunidades: em 1989, devido à greve de professores, e no ano passado diante da pandemia. A última edição, de número 83, na cidade de Marília.

A cidade de Santos é a maior vencedora do Jogos Abertos, com 26 edições ganhas. 

O idealizador

Descendente de italianos, Baby Barioni foi militante desportista de “bola ao cesto”, cronista esportivo, incentivador e idealizador dos Jogos Abertos, que começaram na cidade de Montes Altos.

A competição tem como maior marca fomentar o intercâmbio entre atletas de ponta e amadores durante as disputas, algo que foi quebrado com a criação de duas divisões separando cidades de menor porte daquelas consideradas de “grande potência” esportiva.

Fonte: portalprudentino