Sem prazo, pedágios na SP-294 seguem com taxa indefinida

Na iminência do início da cobrança nas praças de pedágio da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), na região de Marília, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) ainda não definiu os valores que os motoristas terão que pagar. Também não está definido quando a cobrança deve começar.

A falta de informações preocupa usuários, que precisam se programar para os novos custos. Em um raio de 100 quilômetros de Marília – a Oeste e Leste – serão quatro locais de cobrança; nos quilômetros 367+800 (Piratininga), 425+700 (Garça), 474+800 (Oriente) e 551+700 (Parapuã).

Nem a empresa, nem a Artesp confirmam valores, mas informação apurada pelo Marília Notícia indica que a tarifa básica no trecho pode superar os R$ 8. Valor era estimado no início do processo de concessão – assinado no ano passado.

A Eixo, que venceu o certame, reiterou que o cronograma está alinhado com os prazos de cumprimento do edital de concessão, regido pela agência reguladora. A empresa informou que haverá ampla divulgação das datas e valores, ainda indefinidos.

A reportagem também questionou a Artesp, que informou que atualmente segue o processo de inspeção das obras – que inclui todo o cronograma previsto na primeira fase da concessão – para que, só então, sejam autorizadas as cobranças.

A Agência informou que há previsão de prazo regimental para que, após as inspeções, sejam iniciadas as cobranças, mas negou que os motoristas possam ser surpreendidos.

Segundo o órgão, haverá ampla divulgação prévia, para acionamento das praças de pedágio.