Prefeitura deve disponibilizar primeiros túmulos verticais nas próximas semanas

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento e Trânsito, está agilizando a construção dos primeiros túmulos verticais da cidade, que estão sendo erguidos no Cemitério da Saudade.

O novo modelo de perpétuas está sendo adotado pela prefeitura para otimizar o espaço do cemitério, amenizando o problema da falta de área disponível para construção de novos túmulos, que foi agravado pelo aumento no número de óbitos em função da Covid e aumentando a sobrevida da área atual.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Planejamento e Trânsito, Valentim Bigeschi, inicialmente estão sendo construído 3 módulos com 24 túmulos verticais cada. Os trabalhos estão em ritmo acelerado e a previsão é que o primeiro módulo possa ser disponibilizado em cerca de 20 dias.

Ele informou também que além da construção dos 72 novos túmulos verticais, a prefeitura está fazendo o levantamento das perpétuas que foram ocupadas entre os anos de 2011 a 2017, mas que ainda não foram regularizadas pela família dos sepultados.

Valentim explicou que seguindo a legislação municipal, através desse levantamento a prefeitura publicará edital contendo os jazigos que ainda não foram regularizados. Os familiares deverão efetuar a regularização do túmulo e, caso não haja interesse, as sepulturas retornarão para a prefeitura, ampliando a oferta de jazigos.