Só há seis vagas em hospitais de Marília para pacientes Covid e elas estão na Enfermaria SUS
A taxa de ocupação hospitalar continua no topo. A tabela divulgada pela Secretaria Municipal da Saúde mostra todos os leitos de UTI ocupados, realidade que se mantém há três meses. Só há seis vagas nos hospitais de Marília para pacientes Covid e elas estão na Enfermaria SUS.
A ocupação nos hospitais da cidade é divulgada diariamente pelo Município e o quadro é o mesmo desde a virada de fevereiro para março: taxa de 100%, com oscilações mínimas.
Janeiro também teve alguns picos de superlotação, mas em dias isolados. Só que a partir do final de fevereiro Marília passou a lidar com a constância de falta de leitos. Houve aumento de vagas tanto em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) quanto em Enfermaria (leitos gerais), mas a cada vaga que surge, a fila de espera ocupa.
Por falta de vagas em hospitais, pacientes ocupam leitos reserva nos Prontos Atendimentos e unidade emergencial Covid, parte deles inclusive com indicação e UTI.
Não há vagas nem nas alas públicas, nem privadas. São 86 leitos SUS Covis de UTI hoje em Marília e todos estão com pacientes. Nas alas particulares foram montados outros 35 leitos de UTI Covid, também 100% ocupados.
Entre os leitos gerais, os 43 particulares estão com pacientes e, dos 88 clínicos, restam seis.
A grande demanda por internação de pacientes Covid é causada pelos agravos da doença. Quanto maior a transmissão do Coronavírus, maiores são os riscos de surgirem pacientes com comprometimentos maiores. Daí a importância da prevenção: distanciamento social, uso de máscara, de álcool em gel, higienização frequente das mãos e se manter em casa o maior tempo possível.
Fonte: jornaldamanhamarilia/ por Ana Carolina Godoy