Prefeitura alerta sobre baixa adesão à Campanha Nacional contra a gripe

Apenas 33,25% dos grupos prioritários da primeira etapa foram até as Unidades de Saúde receber as doses imunizantes

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta os grupos prioritários desta primeira etapa da Campanha de vacinação contra a gripe comum para o prazo final que se encerra na próxima segunda-feira (10). O alerta é por conta da baixa adesão à Campanha deste ano, onde apenas 33,25% dos grupos foram vacinados até então.

De acordo com balanço da Secretaria, nenhum dos grupos prioritários, formados por gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menos de 6 anos e trabalhadores da saúde, atingiram 50% de suas coberturas vacinais nesta primeira etapa da campanha.

Ainda segundo informações, apenas 237 gestantes procuraram alguma Unidade de Saúde para receber as doses imunizantes contra a gripe comum, o que representa 42,54% da cobertura. Das puérperas apenas 34, sendo 37,36% da cobertura e das crianças de 6 meses a menos de 6 anos, 1.397 foram vacinadas, atingindo 35,96%.

O grupo de profissionais da saúde é o que menos atingiu a cobertura vacinal até então, com apenas 28,13% com 888 pessoas vacinadas, como explica a chefe do setor de Vigilância Epidemiológica do município, Juliana Yuri.

“Nem todos os profissionais da saúde ainda foram imunizados contra a covid-19 e, por isso, acreditamos que este seja o motivo da cobertura ainda estar baixa, já que entre o recebimento dos imunizantes é necessário um intervalo de no mínimo 14 dias. No entanto, os demais grupos priorizados nesta primeira etapa devem se atentar ao prazo final que está se aproximando”, informou.

Juliana ainda ressaltou que a Secretaria tem o objetivo de atingir 100% da cobertura vacinal de todos deste grupo priorizado pela Campanha, mas que para isso precisa da colaboração de toda a população nos próximos dias.

“É importante que as pessoas tenham em mente que a imunização contra a gripe pode ser um diferencial caso a pessoa seja infectada pela covid-19, já que o sistema imunológico não estará sobrecarregado. Por isso, convocamos todos para que procurem a Unidade de Saúde mais próxima e se vacinem”, contou.

O secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, disse que todas as Unidades de Saúde do município estão equipadas para receberem os grupos prioritários desta etapa.

“Orientamos que somente as pessoas que serão vacinadas e os responsáveis pelas crianças estejam nas Unidades, assim evitamos aglomerações desnecessárias. Também lembramos sobre as recomendações da Saúde para uso correto de máscara, cobrindo o nariz e a boca, o uso de álcool em gel para a higienização das mãos e o distanciamento de 1,5 metros de outras pessoas”, recomendou.