Diante das limitações impostas pela pandemia, a saída para o setor de educação foi apostar nas aulas remotas por meio da internet. Contudo, nem todos os alunos da rede municipal de Presidente Prudente estão conseguindo acompanhar o ritmo. Levantamento aponta 3,4 estudantes com desempenho considerado insatisfatório.
Do total de18 mil alunos, 19% estão com participação abaixo do esperado, ou seja, realizam de 1% a 25% das atividades propostas, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc).
A secretária municipal de Educação, Sonaira Fortunato Pereira, ressalta que as escolas não paralisaram as atividades durante o período de pandemia. “Os professores estão fazendo tudo o que podem para que o trabalho seja de qualidade e atinja todos os alunos, através de atividades por meio da plataforma ou atividades impressas”, diz.
Visando oferecer suporte aos alunos em atraso, ela adianta que é rascunhado um programa de recuperação de aprendizagem. “Estamos estruturando um programa de recuperação de aprendizagem e formas de atendimento aos alunos com dificuldades de acesso”, revela.
Busca ativa
Para evitar a evasão dos alunos e melhorar a participação dos mesmos, serão implementados mecanismos de busca ativa para os alunos que tenham desempenho de forma insatisfatória ou que não estejam participando das atividades remotas, inclusive com o apoio de outras secretarias, através de ações intersetoriais. “Além disso, estão previstas atividades de conscientização das famílias sobre a importância da participação dos alunos nas atividades presenciais e não presenciais”, fala.
“A intenção é ampliar a participação dos alunos e reforçar a importância da manutenção do vínculo entre escola e família, para que se obtenha sucesso no processo de ensino-aprendizagem do aluno, ainda que neste contexto atípico”, finaliza.
Fonte: portalprudentino