Marília registra mais 120 casos de dengue

A dengue continua aumentando. Mais 120 casos foram registrados na última semana. O total de vítimas desta epidemia em 2021 está em 947. O problema já era esperado pela Secretaria Municipal da Saúde desde o início do ano, que começou com número significativo de transmissão e de forma distribuída.

Marília está em epidemia da doença há mais de 20 dias, quando a cidade atingiu 300 casos para cada cem mil habitantes. A Organização Mundial da Saúde considera epidemia quando um município chega a 300 exames positivos para cada cem mil habitantes.

Segundo o último censo, de 2010, Marília tem 216.745 habitantes, com estimativa populacional (IBGE) de 240.590 para 2020. Entre o cálculo e o estimado, a cidade atingiria uma epidemia quando passasse de 650 casos.

A alta transmissão no início do ano dificultou o controle por ter atingido todas as regiões da cidade. A Saúde Municipal atua em diferentes frentes, a prevenção casa a casa e a nebulização de inseticida por empresa terceirizada nos arredores dos casos confirmados, eliminando mosquitos adultos que possam estar com o vírus.

Só que o Aedes aegypti se prolifera em questão de dias, bastando um mínimo recipiente, desnível ou lixo com água parada. É preciso que cada cidadão verifique seus espaços na rotina da semana.

Além de 947 casos confirmados de dengue, Marília soma, em 2021, outros 680 pacientes suspeitos, que aguardam resultado do exame.

Fonte: jornaldamanhamarilia/ por Ana Carolina Godoy