A semana começa com o mesmo cenário enfrentado nos últimos dias: hospitais lotados e alto número de pessoas internadas com coronavírus. De acordo com dados do Departamento Regional de Saúde (DRS-11), são 519 hospitalizados. Nas últimas 24 horas, 12 mortes foram registradas em decorrência da doença.
Contabilizando todos os hospitais dos municípios que compõem o DRS-11, a taxa de ocupação de leitos de UTIs está em 96,2%, enquanto que as enfermarias apresentam 95,2% de lotação.
No geral, são 151 adultos e duas crianças em estado grave. Já nas enfermarias, 357 adultos e nove crianças ou adolescentes.
Colapso total continua em Prudente
Em total colapso há semanas, estão os hospitais de Presidente Prudente. As UTIs do Hospital Regional, Santa Casa de Misericórdia, Iamada e Nossa Senhora das Graças estão com todos os leitos ocupados. O mesmo ocorre em relação as vagas de enfermaria, com taxa de 100% em todas as unidades.
Sem leitos hospitalares, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Guanabara e Ana Jacinta seguem com mais de 60 pacientes com covid, entre eles, vários intubados.
Altas hospitalares e mortes
Segundo o DRS-11, foram 12 mortes registradas nas últimas 24 horas de pessoas que estavam internadas. Já 39 pessoas se recuperaram e tiveram alta hospitalar.
Índice voltou a subir
Após uma semana de baixa, a taxa de retransmissão do vírus voltou a subir. De 0,83, saltou para 1,15 nesta segunda-feira (29), o que mostra provável aumento no número de infectados.
A projeção é feita pelo Infotracker, plataforma desenvolvida pela USP e Unesp para o monitoramento da pandemia em todo o Estado de São Paulo. Cabe salientar que o índice pode sofrer grande variação em intervalos curtos.
O índice de contágio (RT) é importante para apontar quantas pessoas serão contaminadas por um infectado, além de auxiliar na projeção da velocidade de transmissão da doença.
O número deve ficar abaixo de 1 por mais de 15 dias para que seja visualizada queda de novos casos.
Fonte: portalprudentino/ por Rogério Mative