Laboratório Municipal atinge 100% de eficácia em avaliação de qualidade

Teste de desempenho mensal avalia se as instituições cumprem os padrões da ANVISA

O Laboratório Municipal de Tupã obteve o percentual de 100% de acerto no resultado de exames em avaliação do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCC). Os dados são medidos conforme os padrões preconizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Todos os meses, os laboratórios devem passar por um controle externo de qualidade. Este ensaio de desempenho é realizado em Laboratórios Clínicos, Bancos de Sangue, Organizações de Diagnóstico in vitro e Alimentos. “As amostras são enviadas para nós pelo PNCC para verificar se há discrepância nas metodologias, ou seja, para testar se as normas internas e se os gases utilizados estão nos padrões, por exemplo”, explicou Edi Carlos Iacida, diretor do laboratório mantido pela Prefeitura de Tupã.

O local dispõe de aparelhos considerados excelentes, porém com a avaliação patrocinada pela Sociedade Brasileira de Análise e Clínicas (SBAC) ficou comprovado o alto desempenho dos profissionais e da unidade.

O prefeito Caio Aoqui parabenizou a equipe do Laboratório Municipal pelo desempenho atingido. “Este percentual máximo de acerto assegura que a resolutividade de exames feitos no local está coerente com os padrões de qualidade esperados. E também mostra que nossos investimentos têm surtido resultados positivos e que beneficiam toda a população”, comentou.

 Em junho do ano passado, o Laboratório foi ampliou sua capacidade de diagnóstico de covid-19, com aparelhos usados também no Hospital Albert Einstein; pelos Institutos Adolfo Lutz e Fleury; e pelo Laboratório de Análises Clínicas do HCFMB (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu), considerados uma referência nacional.

Com sede na rua Tupinambaranas – 1050, o espaço também atende as demandas por exames de sangue e outros encaminhamentos feitos pelo SUS.