Prefeitura conquista nova plataforma da Google para aulas remotas

Ferramenta comportará acesso para mais de 4 mil alunos da Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, conseguiu em parceria com a empresa Google, o acesso a uma nova plataforma para mediar às aulas remotas da Rede Municipal de Ensino. A nova ferramenta chamada Google Workspace for Education é um novo espaço que possibilitará melhor interação dos professores com os alunos e responsáveis que acompanham as aulas à distância.

Segundo informações da Pasta responsável, as atuais ferramentas usadas pelas Unidades escolares da Rede Municipal de Ensino correspondem à demanda de grande parte dos alunos, como apontado em pesquisa realizada no ano passado pela Secretaria com os pais dos estudantes para encontrar pontos que precisavam ser melhorados durante as aulas.

No entanto, o secretário municipal de Educação, professor Valdir Berti, acredita que com a nova plataforma, os alunos e professores poderão desenvolver mais atividades e de forma mais interativa, avançando ainda mais no aprendizado das crianças.

“A nova plataforma permitirá que os alunos façam aulas em tempo real, e que recebam e enviem atividades aos professores. Também será possível que os professores gravem as aulas e atividades para posteriormente disponibilizá-las aos alunos”, disse.

Valdir ainda acrescentou que o Workspace for Education poderá atender de uma só vez todos os alunos vinculados a Rede Municipal, pois tem uma abrangência para 5 mil acessos e conta com capacidade de disponibilidade de espaço de 100 TB.

“Atendemos pela Rede cerca de 4.200 alunos, o que corresponderá a apenas 84% do espaço disponibilizado pela plataforma. Desta maneira, poderemos ficar tranquilos, pois em uma única ferramenta poderemos concentrar todo o trabalho dos professores e alunos”, disse.

Ainda segundo o Secretário a equipe técnica da Secretaria está analisando e organizando a nova plataforma para disponibilizar o acesso aos professores, mas que logo isto será liberado. Ele ainda ressaltou que tudo está sendo organizado e estruturado da melhor forma para garantir que esta nova ferramenta ajude ainda mais no desenvolvimento educacional das crianças.

 O prefeito Caio Aoqui ainda contou que esta é mais uma conquista da Administração para a educação das crianças da Rede e que logo fará parte das aulas remotas. Caio também agradeceu a toda à equipe técnica da Secretaria de Educação por concretizarem esta parceria com a empresa Google.

 “Sabemos das dificuldades de professores, crianças e responsáveis em alguns acessos às plataformas digitais e por isso, junto a toda a equipe da Pasta investimos nesta parceria, para dar mais acessibilidade e conforto aos envolvidos durante a realização das aulas à distância”, agradeceu.

O vice-prefeito Renan Pontelli ainda ressaltou que a prefeitura, junto à Secretaria, permanecerá auxiliando as famílias dos alunos que encontram dificuldades com as atuais plataformas.

 “Desde que precisamos adotar o formato virtual para prosseguir com o ensino das crianças da Rede, foi verificado pela Pasta as dificuldades encontradas pelos alunos e responsáveis. Acreditamos que boa parte dessas complicações serão sanadas assim que organizarmos esta nova ferramenta, mas até lá, estaremos à disposição de todos os pais e alunos”, enfatizou.