Prudente acumula 27 casos de leishmaniose em menos de três meses

Em menos de três meses, a cidade de Presidente Prudente já soma 27 casos de leishmaniose visceral canina. Com o sinal de alerta disparado, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) inicia bloqueio no Conjunto Habitacional Francisco Belo Galindo.

De acordo com o órgão, a medida é necessária visando o controle e combate da doença. No bairro, as equipes atuam em um raio de 200 metros no entorno da residência onde registrou o caso positivo de leishmaniose visceral canina.

O bloqueio inclui coleta de sangue para testagem, chipagem de cães, vacinação contra raiva, além do fornecimento de coleira repelente, entrega de medicamentos para carrapato, caso seja necessário. As ações são gratuitas.

Para evitar a disseminação da leishmaniose é necessário o controle do mosquito Palha, transmissor da doença. A recomendação é manter a limpeza dos quintais, evitando o acúmulo de folhas, por exemplo.

Com a conclusão deste bairro nesta semana, o próximo bloqueio será feito no Parque Alvorada, que está localizado na região leste de Prudente.