O que era desconfiança diante do pico de casos graves e internações foi confirmado: a presença da nova variante do coronavírus – a P1 de Manaus (AM) – já se espalhou pela região do Oeste Paulista. Após Dracena e Presidente Venceslau, mais três municípios tiveram casos confirmados pela Vigilância Epidemiológica Estadual.
Com amostras enviadas para análises, Presidente Prudente teve quatro casos positivos, além de um em Martinópolis e outro em Tarabai. Apenas em um caso o vírus foi contraído por pessoa que realizou viagem para outro Estado.
Desta forma, são 16 registros da nova variante catalogados pela Vigilância Epidemiológica Estadual, o que pode sugestionar a presença da mutação antes do pico da segunda onda ser desencadeado.
Mais contagiosa
De acordo com diversos estudos, a variante brasileira P1 sofreu mutações que tornam o coronavírus mais contagioso e resistente a anticorpos que combatem a doença no organismo, o que pode aumentar o número de casos inclusive entre as pessoas que já se recuperaram da covid-19.
Além do Amazonas, o Ministério da Saúde diz que a nova variante do coronavírus já foi identificada em nove Estados, incluindo Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.
Em São Paulo, foram identificados casos na cidade de Araraquara, na capital paulista, em Jaú e em Águas de Lindóia.
Fonte: portalprudentino