Prudente: Taxa de transmissão da covid tem alta expressiva na região

Após três semanas de “provável controle da transmissão”, a região de Presidente Prudente voltou a apresentar alta expressiva na taxa que mede a disseminação do coronavírus. A projeção é feita pelo Infotracker, plataforma desenvolvida pela USP e Unesp para o monitoramento da pandemia em todo o Estado de São Paulo. 

De acordo com o monitoramento, o Oeste Paulista apresenta uma taxa de retransmissão (Rt) da doença em 1,07. Isso mostra um provável aumento no número de pessoas infectadas com o vírus. Até a semana passada, o índice estava em 0,74.

O índice de contágio (RT) é importante para apontar quantas pessoas serão contaminadas por um infectado, além de auxiliar na projeção da velocidade de transmissão da doença. 

O número deve ficar abaixo de 1 por mais de 15 dias para que seja visualizada queda de novos casos. Cabe salientar que o índice pode sofrer grande variação em intervalos curtos.

O aumento na taxa colocou a região na quarta colocação de todo o Estado de São Paulo. Atualmente, os maiores índices são das regiões de Araraquara (1,47), Araçatuba (1,34) e Grande São Paulo Sudeste (1,22).

A menor taxa de Rt é da região de Piracicaba, com 0,77.

Fonte: portalprudentino/ por Rogério Mative