Retorno das aulas presenciais é suspenso por mais 60 dias em Tupã

Previsão era de retomada das aulas tradicionais em 1º de março

As Secretarias de Assuntos Jurídicos e de Educação anunciaram em entrevista coletiva nesta segunda-feira (22) o adiamento da volta às aulas presenciais na rede municipal para o dia 3 de maio. A retomada estava programada para 1º de março.

O secretário de Assuntos Jurídicos, João José Pinto – JJ, informou que cancelar o retorno à rotina presencial foi uma decisão unânime das instituições de ensino técnico, entidades de ensino básico e superior da rede municipal e estadual.

De acordo com o secretário de Educação, professor Valdir Berti, “a decisão foi pautada pelo atual cenário da pandemia de coronavírus na cidade e na região. Desde dezembro, o Conselho Municipal de Educação faz reuniões mensais para deliberar sobre a viabilidade de retomada das aulas presenciais”, informou.

O decreto nº 8.992/2021 estabelece que o fim das aulas remotas só ocorrerá se os índices da pandemia apresentados nos boletins epidemiológicos e a classificação do município no Plano São Paulo forem favoráveis.

Para suspender o retorno por mais 60 dias, o Conselho também considerou o resultado dos questionários respondidos pelos pais e responsáveis por alunos da rede municipal. “Eles nos informaram por meio de formulários on-line se enviariam ou não os filhos para a escola agora, e 60% preferiu manter o ensino remoto”, informou Valdir.

Ressalta-se que com base em decreto específico, as escolinhas particulares continuam autorizadas a manter suas atividades presenciais nos meses de março e abril.

O comunicado de adiamento do retorno às aulas presenciais aconteceu junto ao reforço de medidas de enfrentamento à covid-19. Segundo o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marqui, postergar o retorno às aulas consiste em controlar a doença tendo em vista a necessidade de distanciamento social.

“Provavelmente teremos a imunização de professores em breve. Mas, isso não garante que esse pessoal estará imunizado. Por isso, independentemente da vacina, continuamos com o distanciamento, o isolamento e o uso de máscaras”, declarou