Araraquara: Após novas cepas, prefeitos da região devem endurecer ações

Representantes de municípios que compõem DRS 3 se reuniram, neste domingo (14), e tiraram pautas

A identificação de novas variantes do coronavírus em Araraquara colocou a região em alerta e uma reunião com representantes das Prefeituras foi realizada, neste domingo (14). 

Durante o encontro online, os prefeitos definiram ampliar as medidas de distanciamento social para evitar o contágio da covid-19. 

Também foi discutida a necessidade de ampliação dos leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de buscar recursos para custeio dos governos Estadual e Federal. 

Outro encaminhamento do encontro entre os representantes das Prefeituras é pelo não retorno das aulas presenciais em toda a região durante a fase vermelha.

A videoconferência foi coordenada pela diretoria técnica responsável pela DRS 3, Sônia Regina Souza Silva e por Edna Martins, diretora de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado. 

“Ficou claro e unânime a avaliação sobre a gravidade do momento que nós estamos vivendo e por isso todos os prefeitos presentes na reunião definiram pela ampliação de medidas de distanciamento social”, explica Edna Martins, representante da secretaria estadual de Desenvolvimento Regional. 

Após decretar lockdown, o prefeito Edinho Silva (PT) ressalta a necessidade de endurecimento das medidas por causa da ocupação de leitos de UTI e enfermaria. 

“As novas mutações do vírus são mais transmissíveis e estão gerando complicações em pacientes mais jovens. Os prefeitos entendem a gravidade da situação e se comprometeram a publicar decretos municipais com medidas de ampliação do isolamento social”, afirma Edinho Silva. 

Assim como Araraquara, a cidade de Gavião Peixoto deve emitir um decreto municipal prevendo medidas mais duras para evitar o avanço da doença no município. 

“Momento me preocupa muito, nos dedicaremos nesta semana para focar esforços na mudança do prédio do Gripário, precisamos proteger a vida e todos têm que estar conscientes nesse momento” comenta Adriano Marçal (PSDB), prefeito de Gavião.

Quem também ressalta a necessidade de medidas mais duras é o prefeito de Santa Lúcia, Luizinho Noli (PL), porém, o chefe do Executivo descarta adotar o lockdown. 

“Não vamos adotar um lockdown como Araraquara, pelas próprias características de Santa Lúcia, mas vamos ampliar as medidas de prevenção e isolamento social. Vamos criar equipes de conscientização para orientar as pessoas, o comércio, regular o funcionamento dos estabelecimentos comerciais para que eles sigam os protocolos de segurança. Estamos pedindo para que as pessoas evitem também se aglomerar dentro de casa, com festas de aniversários, churrascos e outros eventos. Vamos tentar evitar que isso aconteça estimulando as denúncias”, afirma. 

Já o prefeito de Boa Esperança do Sul, Manoel de Souza (Progressista) destaca a união dos municípios para agirem conjuntamente no enfrentamento da doença. 

“Todos os prefeitos, profissionais da saúde e servidores da região estão trabalhando sem descanso há quase um ano em busca de soluções para essa pandemia. Agora, no momento mais crítico para nós, essa união vai fazer a diferença e esperamos contar com o apoio da população que é fundamental para que logo possamos sair dessa situação”, destaca. 

Assim como Araraquara, a cidade de Américo Brasiliense decretou lockdown a partir desta segunda-feira (15). 

Procurada, a Prefeitura de Matão afirma que o comitê local analisa as medidas que devem ser tomadas, mas que enquanto isso, Polícia Militar e Guarda Municipal fiscalizam os diferentes bairros e abordam munícipes para orientá-los a retornarem para suas casas. 

Participaram do encontro representantes de Araraquara, São Carlos, Nova Europa, Gavião Peixoto, Santa Lúcia, Itápolis, Tabatinga, Dourado, Ibitinga, Borborema, Motuca, Ribeirão Bonito, Rincão, Boa Esperança do Sul e Porto Ferreira.

Fonte: acidadeon.com / Walter Strozzi | ACidadeON/Araraquara