Prefeitura aponta resultado do levantamento arbóreo no centro da cidade

Proprietários de lotes sem árvores podem procurar a Secretaria para a solicitação de apoio para o plantio

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está dando continuidade aos levantamentos para a identificação da quantidade de árvores plantadas na zona urbana de Tupã. Nesta semana, a Pasta informou que as equipes finalizaram o primeiro levantamento feito no Centro da cidade.

Ainda segundo informações da Secretaria, durante as verificações foram apontados 1.153 endereços residenciais que estão em desacordo com o Plano Diretor. Também foi identificado pela Pasta que a retirada de mudas no Viveiro Municipal, registrada no mês de janeiro com destino à área central da cidade, foi extremamente baixa, mostrando apenas 6 pedidos protocolados na Secretaria.

 O titular da Pasta, José Rodrigues – Zé Vinagre, explicou que este levantamento é devido a determinação do Plano Diretor, que estabelece que todo imóvel já construído ou não, tenha no mínimo uma árvore em frente.

“A falta de arborização na residência é de responsabilidade do proprietário do imóvel. No entanto, a Prefeitura dá todo o suporte necessário para que o plantio seja feio de forma adequada e com mudas compatíveis a estrutura da calçada da residência, evitando assim futuros transtornos”, disse.

Para aqueles que precisam se adequar ao projeto de arborização urbana de Tupã, o Secretário ainda informou que é possível solicitar mudas na sede da Secretaria, localizada na rua Francisco Budaibes – 101.

“Após a solicitação das mudas, é necessário que o interessado vá até o Viveiro Municipal para a retirada. Lá os servidores do Viveiro saberão indicar quais plantas se enquadram na necessidade da pessoa”, explicou.

Além das orientações sobre o plantio correto, caso seja necessário mexer na calçada em frente ao imóvel, o munícipe também pode solicitar o serviço na Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Trânsito, localizada na rua Nhambiquaras, 1555.

O prefeito Caio Aoqui, explicou que que o Plano Diretor foi recentemente atualizado, para que todos as novas determinações beneficiem a população e ajuda na preservação do meio ambiente.

“Aumentar a área arbórea da cidade é o nosso objetivo. Por isso, todo o suporte necessário que a população precisar, basta procurar a Secretaria que as equipes estarão prontas para ajudar”, ressaltou.