Prudente mantém taxa de reprodução de covid em ‘provável controle’

Por duas semanas, a região de Presidente Prudente apresenta quadro de “provável controle da transmissão” do coronavírus. É o que projeta o Infotracker, plataforma desenvolvida pela USP e Unesp para o monitoramento da pandemia em todo o Estado de São Paulo. 

Atualmente, o Oeste Paulista apresenta uma taxa de retransmissão da doença em 0,96, ficando entre as três últimas. O pior índice é da região de Franca, atualmente, com 1,92.

Na semana passada, a região chegou a 0,83 de taxa. O maior pico dos últimos meses foi em novembro, com 2,11. Cabe salientar que o índice pode sofrer grande variação em intervalos curtos.

O índice de contágio (RT) é importante para apontar quantas pessoas serão contaminadas por um infectado, além de auxiliar na projeção da velocidade de transmissão da doença. O número deve ficar abaixo de 1 para que seja visualizada queda de novos casos.

Em toda a região, 1.559 pessoas infectadas permanecem com o vírus ativo e, desta forma, podendo transmitir a doença.

Há ainda centenas de casos suspeitos que aguardam por resultados de exames, sendo 2.060 apenas em Prudente.

Em números

Desde o início da pandemia, a cidade de Presidente Prudente acumula 223 mortes e 11.190 casos positivos de coronavírus. Atualmente, 93 prudentinos estão hospitalizados, sendo que 21 apresentam estado grave e permanecem em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

A taxa de ocupação de leitos de enfermaria está em 73,8%, enquanto a taxa de leitos de UTI está em 73,1%, de acordo com dados disponibilizados pelo Departamento Regional de Saúde (DRS-11).