Iniciativa que se espalha pelo país, o plantio de mudas de árvores virou sinônimo de homenagens as vítimas do coronavírus. Em Presidente Prudente, um espaço foi criado para o ato simbólico: a ‘Ilha Ambiental da Memória’.
Nessa sexta-feira (18), foi realizado o plantio de mais de 170 mudas numa extensa mata localizada entre os bairros Residencial São Paulo e Jardim Novo Bongiovani por onde passa o afluente do Limoeiro. A área verde fica defronte à creche do bairro. A intenção é de futuramente instalar uma placa de identificação no local.
A ‘Ilha Memorial’ implantada em Prudente é uma tendência urbana seguida pelas cidades, e consiste num sistema de ‘bosqueamento’, com a concentração de árvores num determinado local, para que as pessoas tenham contato com o espaço verde dentro da cidade.
“A participação coletiva é importante na preservação do bosque dentro da cidade, que traz diversos benefícios à comunidade, pois com aumento da cobertura florestal, ocorre a melhora no conforto térmico, diante das altas temperaturas enfrentadas nos centros urbanos”, diz o biólogo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, André Gonçalves.
A ação, que contou com apoio do Lions Club, promoveu o plantio de árvores nativas, além de espécies como Pau-Brasil, Ipês, Jacarandá, entre outras. “Apesar de não ser natural da região, escolhemos a Pau-Brasil por conta da simbologia”, diz.
A ‘Ilha Ambiental da Memória’ fica na área de preservação localizada na Avenida Antônio Assis de Carvalho, esquina com a Rua Edmilson Barreto Lomas, próximo à Escola Municipal Benedita de Pádua Martins, no Residencial São Paulo.
Fonte: portalprudentino