Arboviroses: Setor de Endemias recebe capacitação para a utilização de novo inseticida

Novo produto será aplicado em pontos estratégicos do município

Na manhã da última quinta-feira (3), as equipes do Departamento de Entomologia e Endemias receberam capacitação para a utilização do novo inseticida Fludora Fusion, que ajudará no controle do Aedes Aegypti no município. A capacitação das equipes, realizada no prédio da Diretoria de Ensino de Tupã, foi aplicada pela Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) de Marília.

Na realização, também estiveram presentes os representantes das cidades de Bastos, Adamantina, Lucélia e Osvaldo Cruz, que foram convocados para a qualificação do uso do novo produto.

De acordo com o chefe do Departamento de Entomologia e Endemias, Marco Antônio de Barros – “Marquinho da Dengue”, o objetivo da capacitação é repassar o conteúdo técnico, enviado pelo Ministério da Saúde, para a utilização do inseticida em pontos estratégicos do município.

“O novo produto será utilizado pelas equipes de maneira planejada, sendo depositado em locais estratégicos da cidade, para que sua eficácia traga resultados positivos para a Saúde”, disse.

Marquinho ainda ressaltou que estes locais estratégicos são: cemitérios, borracharias, ferros-velhos, depósitos de sucata ou materiais de construção, garagens de ônibus e de outros veículos de grande porte, entre outros.

“O controle da dengue em nosso município está estável, sendo que as equipes de fiscalização permanecem nas ruas do município orientando a população para que se conscientizem sobre a doença e novos casos não apareçam”, explicou.

Já o secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, disse que a capacitação das equipes de Entomologias e Endemias será de grande relevância para a futura utilização do novo produto.

 “Sabemos que capacitar os servidores municipais faz com que o trabalho executado seja ainda mais eficiente. Por isso, parabenizo todo o setor pelo empenho e trabalho que vem sendo executado no município para controlar os casos de dengue”, agradeceu.

 O prefeito Caio Aoqui também parabenizou toda a equipe responsável pelas ações de combate à dengue, e enfatizou que a partir destas capacitações é que conseguiremos permanecer controlando o cenário de casos na nossa cidade.

 “Com o trabalho árduo e eficiente que vem sendo realizado desde o ano passado, conseguimos controlar um cenário que parecia impossível de ser contido. Agora, não podemos parar com as ações, pois assim é que manteremos a nossa cidade livre dessa doença”, concluiu.