Adamantina: Vereadores pedem Cemitério aberto no Finados; Comitê da Covid-19 reafirma decisão pelo fechamento

Comitê pede que moradores visitem o Cemitério nos demais dias da semana, das 7h às 17h.

Após o anúncio da Prefeitura de Adamantina realizado na manhã desta segunda-feira (19), que decidiu pelo fechamento do Cemitério da Saudade nos dias 30 de outubro, 1 e 2 de novembro, em razão do Dia de Finados (reveja), a decisão repercutiu na cidade.

Depois de comunicar a medida, que inclui ainda a proibição de ambulantes nas proximidades do Cemitério, quase a totalidade dos vereadores da Câmara Municipal reagiram.

Durante a segunda-feira os vereadores Acácio Rocha e Alcio Ikeda anunciaram que apresentariam indicação na sessão da Câmara Municipal, que ocorreu à noite. Porém, dada a impossibilidade de apresentar nova propositura, em razão do prazo para fechamento das matérias, a apresentação da indicação não ocorreu.

Porém, em plenário, o vereador Acácio Rocha fez um requerimento verbal para que fosse enviado um ofício ao prefeito Márcio Cardim pedindo a revisão da decisão, permitindo assim a visitação. O documento pede que a Prefeitura reconsidere a medida, e apresenta sugestões que poderiam ser adotadas, no âmbito sanitário e de controle de acesso do público.

O ofício da Câmara Municipal é assinado pelos vereadores Acácio Rocha, Aguinaldo Galvão, Alcio Ikeda, Eder Ruete, Eduardo Fiorillo, Professor Hélio Jose dos Santos, João Davoli e Paulo César Cervelheira, e agora será encaminhado ao prefeito.

O que diz o pedido da Câmara Municipal

Ao embasar o pedido de revisão da medida, no ofício, os vereadores destacam que tais restrições já foram aplicadas no Dia das Mães, em maio, e Dia dos Pais, em agosto, impedindo a visitação de familiares a túmulos dos entes sepultados, nessas datas especiais; citam o nível de informação e medidas acumuladas ao longo do período da pandemia, e maior conscientização do público; e ainda a comoção e repercussão pública desencadeadas a partir da divulgação da decisão da Prefeitura.

Para o funcionamento do local, no Dia de Finados, os vereadores apresentaram seis sugestões:

I – Manter única portaria, fechando os acessos laterais;

II – Limitar o número de visitantes ao interior do Cemitério, fixando lotação reduzida e fazendo o controle de acesso mediante locação de catraca eletrônica, como ocorre em eventos;

III – Manter rigorosa fiscalização quanto ao uso obrigatório de máscaras, proibindo o acesso ao Cemitério entre aqueles que não utilizarem o acessório;

IV – Manter controle de temperatura dos visitantes, no único acesso ao local;

V – Disponibilizar álcool gel e instalar lavatórios com pia, água corrente e sabão; e

VI – Fazer ampla divulgação, prévia, dessas medidas, usando para tanto os meios de comunicação social e o diálogo com igrejas e demais instituições.

“Com tais medidas, também orientadas por evidências e protocolos sanitários que têm sido aplicados em diversas situações semelhantes onde se faz necessário promover controle de acesso do público – inclusive em ambientes fechados, o que não é o caso do Cemitério da Saudade – acreditamos ser possível garantir a visitação ao local, em data emblemática, com fortes vinculações culturais e de religiosidade entre a nossa comunidade”, finaliza o documento.

Comitê de Contingenciamento do Covid -19 emite comunicado

Depois da repercussão em torno da medida adotada pela Prefeitura de Adamantina, acerca do fechamento do Cemitério da Saudade no Dia de Finados, o poder público emitiu comunicado do Comitê de Contingenciamento do Covid -19, que destaca os pontos que embasaram a decisão e sugere que os moradores visitem o cemitério nos demais dias da semana, no horário das 7h às 17h. O documento é reproduzido na íntegra. Veja a seguir.

Comunicado do Comitê de Contingenciamento do Covid -19 sobre o dia de Finados

“O Comitê Municipal de Contingenciamento do Covid-19 vem a público esclarecer à população Adamantinense que analisou detalhadamente os potenciais riscos de contaminação por ocasião do dia de Finados, em razão do alto índice de aglomeração e necessidade de estrutura adequada no Cemitério local para garantir o distanciamento social com segurança.

Trata-se de feriado religioso de grande relevância e o Comitê não está insensível a esse fato, porém, neste momento é absolutamente fundamental proteger a população Adamantinense, em especial a população mais idosa, portanto mais susceptível ao agravamento da doença em caso de contágio.

O risco de contágio por aglomeração em bebedouros, banheiros públicos, barracas de ambulantes e as longuíssimas filas que poderiam ser geradas no caso de se estabelecer a entrada controlada, é muito elevado. Não convém ao poder público promover medidas que gerem aglomeração e coloquem em risco a população.

Neste sentido, considerando a obrigação do Poder Público de garantir a segurança em saúde, prevenindo potenciais riscos à população, o Comitê, à exemplo de outros municípios da região, decidiu pelo fechamento do cemitério no dia de Finados.

A situação epidemiológica no município está sob controle, mas não há meios de identificar todos os infectados. Há também pessoas que são assintomáticas e continuam transmitindo o vírus. O fechamento do Cemitério no dia de Finados é uma cautela necessária para coibir e prevenir o aumento de casos, protegendo as famílias Adamantinenses.

O Comitê esclarece ainda que continua atento às demandas da população e procura exercer com muita responsabilidade e ponderação a função que lhe foi atribuída em benefício do bem maior – a saúde dos munícipes.

O Cemitério local está aberto para visitação todos os dias da semana no horário das 7 às 17hs”.

Fonte: sigamais