Metade das mortes por covid em Prudente ocorreram em agosto

Agosto chega ao fim com o fardo de carregar metade do total de óbitos por coronavírus registrados desde o início da pandemia, em Presidente Prudente. Nesta segunda-feira (31), a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) confirmou a morte do médico pneumologista Wilson Meneguci, 86 anos, a 45ª vítima fatal apenas este mês.

Primeiro cirurgião de tórax, cabeça e pescoço da região, Meneguci somava 47 anos de atuação na Santa Casa de Misericórdia de Prudente. No mesmo local, ele passou os últimos dias lutando contra a doença, que havia testado positivo no dia 15 deste mês. 

Internado no mesmo hospital, o cirurgião-dentista Floriano Augusto de Paula Ielo, 61 anos, também faleceu nesta segunda-feira em decorrência do coronavírus. Contudo, a VEM não contabilizou a morte neste boletim. Ielo fazia parte da Federação das Entidades Assistenciais (Feapp) e de organizações assistenciais da cidade.

Além deles, outro homem, 33 anos, morreu. Mas, como deu entrada com suspeita da doença foi coletado material e enviado para análise. A VEM aguarda pelo diagnóstico.

Mês com metade do total de mortes

Das 91 mortes registradas na cidade desde o início da pandemia, metade foi em agosto. O mês contou com dois dias somando quatro óbitos cada, os maiores picos em todo período. Apenas na última semana, em cinco dias, foram 10 vítimas fatais.

Foram 18 mortes a mais em relação a julho, que fechou com 28

Novos casos

Entre os casos confirmados, cinco são em pessoas do sexo feminino e dois do sexo masculino, sendo nas seguintes faixas-etárias: um entre 11 e 19 anos; dois entre 20 e 29 anos; dois entre 30 e 39 anos; e dois entre 40 e 49 anos.

Consta ainda no boletim que 55 moradores de Prudente seguem hospitalizados, sendo 19 em UTI. Até o momento, contabilizando os 45 municípios pertencentes ao DRS-XI (Departamento Regional de Saúde), a taxa de ocupação de leitos está apurada em 80,2% para UTI e em 68,8% para leitos de enfermaria.

Em um panorama, Prudente tem 13.724 notificações, sendo 9.362 negativos e 3.298 positivos. Na fila de exames, 1.062 pessoas seguem aguardando resultados.

A VEM investiga a morte de duas pessoas que estavam com suspeitas de covid-19.

Atualizando

Boletim tem 61 casos negativos, 34 positivos e mais quatro óbitos por coronavírus

Fonte: portal prudentino/ por Rogérito Mative