Arboviroses: Mesmo com a pandemia do Coronavírus, trabalhos contra o aedes em Tupã continuam intensos

Mosquito é o transmissor de Dengue, Zika, Chikungunya e Febre amarela

Mesmo com o decreto de pandemia como Novo Coronavírus as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti em Tupã não pararam. Neste mês a equipe do Departamento de Entomologia e Endemias, da Secretaria Municipal da Saúde realizou até o dia 24/07 , 9.400 visitas à imóveis. Com a eliminação de 141 criadouros.

GRUPOS DE RECIPIENTES EM VISITA A IMÓVEIS

Filtro: Data >=01/07/2020, Data <=24/07/2020, Municipio: TUPA, Recipientes: larva

MUNICIPIOAREAEXECUÇÃOANOMESABCDEFG
TUPA1ACS202070030010
TUPA101ACS202070010000
TUPA102ACS202070080000
TUPA103ACS202070000000
TUPA2ACS202070000000
TUPA1Município20207003211020
TUPA2Município20207114818690
    Legenda:
         A - Deposito Elevado
         B - Deposito Nao Elevado
         C - Móveis
         D - Fixos
         E - Pneus
         F - Passivel Modificacao / Alteracao
         G - Naturais

Na semana: Equipes de combate à dengue percorrem centro e vila Tupã Mirim

A situação da dengue em Tupã segue controlada e, para que continue assim, as equipes do Departamento de Entomologia e Endemias permanecem com o trabalho intenso de eliminação de focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Desta vez, os agentes percorram a região central da cidade e a Vila Tupã Mirim I.

O centro conta com índice de infestação do Aedes de 0.86 e a Vila Tupã Mirim I 0.98, sendo os maiores de todo o município. Apesar destes valores revelarem que a situação está controlada, os trabalhos estão concentrados nas duas regiões para que o índice diminua e se equipare aos dos demais bairros da cidade.

Mesmo que a Prefeitura de Tupã esteja empenhada em manter o município livre de casos de dengue, a população também precisa colaborar. Os agentes, que percorrem casa a casa orientando e eliminando os criadouros, relatam que ainda são encontradas quantidades consideráveis de focos nos domicílios.

De acordo com o levantamento realizado pelo departamento, somente no mês de julho deste ano, foram encontrados 62 tipos de focos nas duas regiões, sendo os principais objetos: pratos de plantas, recipientes recicláveis e pneus. Por isso, o setor alerta sobre os cuidados que a população deve ter para diminuir os criadouros.

O munícipe deve colocar areia nos pratos de plantas, inspecionar o quintal da residência constantemente em busca de recipientes com água parada, virar as garrafas com a boca para baixo, verificar calhas e telhados, limpar os bebedouros dos animais diariamente, além de descartar latas, pneus velhos, entre outros objetos que podem acumular água.

O chefe do setor Departamento de Entomologia e Endemias, Marco Antônio de Barros – “Marquinho da Dengue”, alerta que apesar de todo o trabalho realizado pela Prefeitura, a colaboração da população é fundamental para que os casos de dengue não aumentem e a doença seja erradicada da cidade.

 “Eliminar criadouros continua sendo a melhor forma de combate à dengue. A Prefeitura segue com uma sequência de ações desde o ano passado e, a cada mês, vemos que os trabalhos se demonstram eficientes. Até o momento, registramos apenas 1 caso de dengue em julho. Para que continue assim, a união de esforços é fundamental”, concluiu.

 O secretário municipal de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, destacou que constantemente são realizadas reuniões no departamento de Entomologia e Endemias para traçar novos planos e estratégias. “As estratégias para tornar o combate à dengue cada vez mais efetivo são pensadas e repensadas constantemente, justamente para que as ações sejam direcionadas da forma correta e a cidade continue com a situação controlada”, explicou.

Já o prefeito Caio Aoqui lembrou o intenso trabalho realizado desde o ano passado, para conter a epidemia de dengue na cidade. Caio destacou que a Administração continua se empenhando para realizar um combate à dengue cada vez melhor, prezando sempre pela saúde pública e bem-estar da população.

“A histórica epidemia de dengue foi controlada graças aos esforços das equipes da Prefeitura, pois estruturamos uma força-tarefa repleta de ações em toda a cidade. Com isso, em menos de seis meses já tínhamos avançado no combate à dengue. Atualmente, seguimos com os trabalhos e já podemos ver os resultados positivos, mostrando que todos os esforços valeram a pena”, concluiu.

Casos de dengue são 9,26% comparados ao ano passado

Em julho apenas 5 casos