Prudente: VEM confirma mais 274 casos de dengue e inicia recolhimento de recipientes

Ação, que será sempre das 8h às 16h, terá início por bairros da área 1; na segunda, contemplados serão o Ana Jacinta e o Jardim Novo Prudentino

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), informa que, a partir desta segunda-feira, será intensificado o recolhimento de recipientes nos bairros da cidade. A ação, que será sempre das 8h às 16h, terá início por bairros da área 1. Na segunda, os contemplados serão o Ana Jacinta e o Jardim Novo Prudentino.

Conforme a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, as equipes do órgão percorrerão novamente toda a cidade promovendo o recolhimento de todos os recipientes que possam acumular água e servir para proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Os objetos deverão ser deixados na calçada. “Não serão recolhidos galhos e entulhos”, reforça.

A supervisora conta ainda que o trabalho será diferenciado, pois será acompanhado pela equipe de IEC (Informação, Educação e Comunicação) da Vigilância Epidemiológica. “Temos muitos acumuladores na cidade e catadores de recicláveis acumulando os materiais de forma irregular e misturando aquele que pode ser vendido com o que não pode. Iremos orientar essas pessoas sobre o descarte consciente a fim de evitar a propagação da dengue”, adianta.

Atualização

A VEM confirma também nesta sexta-feira mais 274 casos de dengue em Prudente, o que faz o número de registros positivos aumentar para 2.486. Além disso, informa que há outras 2.409 notificações em investigação, ou seja, casos aguardando resultados ou para serem concluídos, faltando a coleta da sorologia ou conclusão da ficha do paciente.

Em relação às áreas, a que mais registra casos positivos ainda é a 4. Ao todo, são 570 confirmações em bairros como Planaltina, Cambuci, Itapura, José Rotta, entre outros. Na sequência, com 443 confirmações, permanece a área 7, que engloba locais como Morada do Sol, Belo Galindo, Guanabara e outros.

Pela ordem decrescente, a lista está da seguinte forma. A área 2, com 343 positivos em locais como Santa Paula, Cedral, Cohab e outros. A área 1 tem 302 casos em bairros como Vale do Sol, Ana Jacinta, Vista do Vale, entre outros. Já a área 3 tem 299 confirmações. Essa é a centro sul e compreende bairros como Colina, São Jorge, Bongiovani, Cinquentenário e outros.

Há ainda as áreas 5 e 6. A primeira, que é a centro norte, registra 287 casos em bairros como a Vila Estádio, Ocidental, Aviação e outros; enquanto a segunda, que é a noroeste, contabiliza 216 confirmações em locais como Maré Mansa, São Paulo, Iguaçu e outros. A área 101, que são os distritos, tem 26 casos.

Fonte: imparcial