A pedido do MPSP, Justiça determina afastamento do prefeito de Itapeva

Luiz Cavani foi condenado por improbidade

Na última quinta-feira (28) o prefeito de Itapeva Luiz Cavani foi afastado liminarmente do cargo por atrapalhar investigações e pelas inúmeras condenações por improbidade que possui. Ação ajuizada pela Promotoria de Justiça de Itapeva aponta que Luiz Cavani e o secretário de Negócios Jurídicos Antonio Rossi Junior desviaram verbas do município que eram pagas pelo regime de adiantamento.


Também participaram do esquema três filhos do prefeito e um assessor. Os envolvidos faziam solicitações de adiantamento para, em tese, cobrir pequenos gastos e viagens de agentes públicos, mas embolsavam o dinheiro. Consta na inicial da ação que o prefeito chefiava e coordenava o esquema, além de inserir na prestação de contas os gastos particulares de seus filhos.

A decisão também prevê a indisponibilidade dos bens dos réus. Em outra ação, o prefeito e o secretário Luciano Oller de Oliveira já haviam sido condenados por terem assumido despesas nos dois últimos quadrimestres de sua gestão anterior da prefeitura, de R$ 14.044, mesmo sabendo que não havia disponibilidade de caixa. Desta decisão, não cabe mais recurso. 

Núcleo de Comunicação Social Ministério Público do Estado de São Paulo – Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)comunicacao@mpsp.mp.br