AEDES AEGYPTI: Distritos têm a maior infestação neste mês

Durante a fiscalização intensiva nos distritos foram encontrados 46 criadouros

A Prefeitura de Tupã realiza uma intensificação contínua nos trabalhos de combate à dengue em todas as dependências do município, inclusive nos distritos de Varpa, Parnaso e Universo, que possuem o maior índice de infestação do mosquito Aedes aegypti neste mês.


O setor de Combate às Endemias estuda a possibilidade de uma intervenção mais incisiva. Durante as fiscalizações nos distritos, que ocorreram de 13 a 18 de novembro, de 265 imóveis visitados em Varpa, foram encontrados 34 criadouros em 13 residências. Este número representa o índice de infestação de 4.9.


Já no distrito de Parnaso, das 231 casas verificadas, foram achados 18 criadouros em 9 residências, atingindo 3.9 no índice. Em Universo, 261 imóveis foram inspecionados pelos agentes, que descobriram 4 criadouros em 2 residências, chegando ao índice de 1.15.


O chefe do setor de Combate às Endemias, Marco Antônio de Barros, lembrou que durante a histórica epidemia de dengue, Varpa contabilizou 25 casos da doença, o distrito de Parnaso 20 e Universo 19 casos.


Barros explicou que os dados reforçam a importância do combate ao transmissor. “Os resultados indicam que é preciso fortalecer ainda mais as ações de combate ao mosquito Aedes. Peço à população para verificar quintais semanalmente, pois esta atitude alinhada com os trabalhos realizados pelos profissionais da saúde, faz com que o combate
seja mais eficiente”, disse.


O chefe do setor de Combate às Endemias também afirma que o controle do
transmissor é a forma mais efetiva para combater à dengue. “Embora o município se encontre num cenário positivo, é necessário ficar em alerta para não deixar que a cidade caia em uma nova epidemia. Se não houver continuidade das ações de controle de forma intensificada, este contexto pode sofrer alterações. A dengue deve ser combatida todos os dias”, concluiu.


Intensificação


O chefe do Setor de Endemias acrescentou que para evitar novos focos da doença, a Prefeitura está redobrando a atenção nos distritos de Varpa, Universo e Parnaso, inclusive com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde de cada uma destas localidades, intensificando o trabalho de busca e eliminação de focos do mosquito.