Prefeitura firma parceria histórica com UEL no combate às endemias

Na última quinta-feira (07), técnicos do Setor de Endemias visitaram o Departamento de Biologia Animal e Vegetal da Universidade Estadual de Londrina (UEL) para pleitear uma parceria com a instituição, visando ampliar o controle e combate ao Aedes aegypt em Tupã.

De acordo com o chefe de setor de Combate as Endemias, Marco Antonio de Barros – “Marquinho da Dengue”, os técnicos de Tupã conversaram com o professor Dr. João Antonio Cyrino Zequi, responsável pelo departamento, a fim de solicitar a participação da universidade nos trabalhos de combate ao mosquito da dengue em Tupã.

“Após o controle da histórica epidemia de dengue, que teve 7 óbitos e 6.240 casos confirmados, nós buscamos parcerias para reduzir ainda mais a incidência na cidade. Durante a visita, contatamos o prefeito Caio Aoqui, que conversou com o prof. João Zequi e solicitou a participação da UEL nos trabalhos em parceria com Tupã. O professor prontamente se colocou à disposição”, informou.

Marco ainda informou que além dele, estiveram na visita, Claudecir Pereira, Ricardo Yugiro Sato e Ronaldo Alves de Souza (um dos responsáveis pela aplicação do Bioinseticida que é utilizado para o controle do pernilongo em Tupã, parceria esta desde 2007 da Prefeitura com a UEL).

Prefeitura firma parceria histórica com UEL no combate a endemias

“A parceria acontecerá mais precisamente com o Departamento de Entomologia da UEL, e visamos à implementação de bioinseticida em pó, em comprimido e armadilhas de ovitrampas para intensificar o combate ao Aedes aegypt”, salientou.

O secretário municipal de Saúde, Wilson Quiles Junior – “Quilão”, parabenizou a iniciativa dos técnicos em buscar parcerias para o combate das endemias na cidade e salientou a importância de parcerias para aprimorar os serviços prestados à população.

 “Parcerias são muito importantes para fortalecer e melhorar os serviços prestados à população, e esta é mais uma parceria com a universidade para o combate ao mosquito da dengue. Parabenizo a iniciativa e creio que esta será muito proveitosa para ambos os lados”, parabenizou.

O prefeito Caio Aoqui agradeceu a UEL pela oportunidade de ampliar o controle e combate ao Aedes aegypt, parabenizou a iniciativa de buscar parcerias e salientou a importância de unir as pesquisas acadêmicas com os serviços prestados à população.

“Sabemos da importância das pesquisas em saúde para proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população, e esta parceria é muito importante, pois a UEL já conta com diversas pesquisas relacionadas à dengue e esta é uma oportunidade de ampliar os conhecimentos dos pesquisadores e de oferecer novas alternativas de controle do mosquito em nossa cidade”, concluiu.